Rotina dos moradores do Residencial São José é tema de curta-metragem

Rotina dos moradores do Residencial São José é tema de curta-metragem

Projeto também vai contar com a participação de jovens moradores na direção

“Os Predim é Nóis” é um curta-metragem documental, com 25 minutos de duração, que apresenta o cotidiano do Residencial São José, cenário icônico da periferia de Belo Horizonte. O filme traz uma proposta de direção colaborativa em que três jovens residentes no local vão dividir a direção do filme com a diretora Mônica Veiga.

O curta retrata a rotina no Residencial São José (conhecido também como “os Predim”), antiga favela Vila São José, região Noroeste de Belo Horizonte. “Vamos apresentar a rotina do local e

entrevistar moradores do residencial, perguntando a eles a respeito de suas vidas, da forma que enxergam o lugar onde moram”, conta a produtora cultural Dalila Pires, proponente do projeto.

A obra está inscrita no edital BH nas Telas, na categoria de Audiovisual Comunitário, que tem como objetivo democratizar e descentralizar a produção audiovisual. “Nossa ideia é descentralizar e democratizar o fazer artístico e, assim, promover valor em um espaço, até então, marginalizado”, frisa.

Inscrições

Os candidatos deverão ter entre 18 e 22 anos e não precisarão ter experiência com cinema, mas precisarão ter familiaridade com algum tipo de manifestação artística. “Será por meio do preenchimento de um formulário online. Daremos prioridade para mulheres, pessoas negras, LGBT+ e PCD (com mobilidade reduzida). O processo de seleção ficará aberto durante duas semanas”, finaliza Dalila.

Uma vez selecionados, esses jovens receberão um treinamento, com entrega de certificado, ofertado gratuitamente a partir de um apoio estabelecido com a Produtora Audiovisual Atlântico Filmes, com carga horária total de 16 horas, para que possam conhecer o fazer cinematográfico, bem como entender a linguagem com a qual pretendemos realizar esse trabalho.

Serviço: Seleção Co-Diretores

Os Predim é Nóis

Data: 03/05/2022 a 13/05/2022

Inscrições:https://forms.gle/ZT1LozjmiRfMqVFd8

Para mais informações: instagram.com/ospredimenois e dalilapiresbatista@gmail.com

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, por meio do Edital BH nas Telas 2021.

Foto: Atlântico filmes/Divulgação

Redacao

Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus | Editor e Administrativo é Jornalista (Faculdade Estácio de Sá - BH/MG), Publicitário (Instituto Politécnico-SP), Teólogo (Faculdade ESABI), Sociólogo (Faculdade Polis das Artes), Economista (Universidade São Paulo), Advogado (FACSAL/Universidade Brasil-S.A), Perito Judicial (Jurídico) nas áreas de Cálculos Trabalhistas/Contábeis | Engenharia em Avaliação de Imóveis - venda e locação - (Faculdade Beta). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *