Academia Mineira de Letras apresenta palestra sobre os 90 anos de Wander Piroli

Academia Mineira de Letras apresenta palestra sobre  os 90 anos de Wander Piroli

Fabricio Marques – João Marcos Rosa.

Escritor e jornalista Fabrício Marques aborda vida e obra do escritor no Youtube da AML. Vídeo estará disponível a partir do dia 21  de dezembro

Wander Piroli, escritor nascido em Belo Horizonte em 1931, é um dos principais contistas brasileiro e recebe homenagem da Academia Mineira de Letras por seus 90 anos de nascimento. O jornalista Fabrício Marques apresenta a palestra “Nos 90 anos de Wander Piroli” em vídeo disponível no canal de YouTube da AML a partir das 11h do dia 21 de dezembro.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

O ano de 2021 marca os 90 anos de nascimento de Wander Piroli e nada mais oportuno do que conhecer um pouco deste escritor admirável, também reconhecido por revolucionar a forma de contar histórias para crianças, especialmente com os livros “O menino e o pinto do menino (1975) e Os rios morrem de sede (1976).

Além da carreira como escritor, Piroli também trabalhou entre as décadas de 1960 e 1980 no jornalismo mineiro, imprimindo forte marca nas diversas redações em que trabalhou, sobretudo como editor. Estreou em 1966 com o clássico “A mãe e o filho da mãe”, admirado por escritores de várias gerações, de João Antônio e Roberto Drummond a Joca Terron e Marçal Aquino. Como jornalista, trabalhou n’O Binômio, Última Hora, O Sol, Estado de Minas, Jornal de Shopping, Jornal de Domingo e no Hoje em Dia.

Na palestra, Fabrício Marques, autor da biografia “Wander Piroli: uma manada de búfalos dentro do peito” (2018), indicada ao Prêmio Jabuti, fala um pouco da importância de Piroli para a literatura brasileira, destacando especialmente a produção de “A mãe e o filho da mãe” – livro fundamental para entender a violenta sociedade brasileira – sem esquecer da sofisticada literatura infantil do autor.

O palestrante ressalta, ainda, o quanto a trajetória de Wander Piroli é extremamente ligada a Belo Horizonte. “Ele é considerado um humanista radical, pela forma sempre afetuosa como trata seus personagens, a maioria de pessoas que vivem à margem da sociedade. A forma seca, áspera e ao mesmo tempo lírica de sua escrita faz com que muitos críticos o aproximem de Hemingway e Graciliano Ramos”, explica.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2020, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever. Durante o isolamento social, as redes sociais da instituição também estão repletas de poesias, crônicas e dicas de leitura.

Sobre o palestrante:

Fabrício Marques é jornalista com doutorado em Literatura Comparada pela UFMG, foi professor de jornalismo em diversas instituições. É autor de vários livros, entre eles o livro-reportagem “Uma cidade se inventa” (Scriptum, 2015) e “Wander Piroli: uma manada de búfalos dentro do peito” (Conceito, 2018), ambos finalistas do Prêmio Jabuti.

SERVIÇO:

Palestra on-line “Nos 90 anos de Wander Piroli”, com Fabrício Marques

 Data: a partir de 21 de dezembro, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.

Cemig

De onde vem a nossa força?

 A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

 A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

 Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br

Felipe de Jesus

Felipe de Jesus | Editor e Administrativo: - Jornalista (Faculdade Estácio de Sá - BH/MG), Publicitário (Instituto Politécnico-SP), Teólogo (Faculdade ESABI), Sociólogo (Faculdade Polis das Artes), Economista (USIP) & Advogado (FACSAL/Universidade Brasil-S.A). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC). Atualmente cursa Engenharia de Telecom. e Bacharelado em Ciências Musicais (Música) - [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *