Sem surpresas no final de ano

Sem surpresas no final de ano

Especialista revela as formas de tratamento mais saudáveis para eliminar gordura, além de outros incômodos no corpo

O fim de ano pode ser o período em que mais se cometem exageros alimentares, seja com as comidas típicas ou com as bebidas alcoólicas em excesso. Além disso, com as férias e o verão chegando, a exposição exagerada ao sol e produtos químicos presentes em piscinas, por exemplo, podem prejudicar o corpo. Por isso, esse é um período em que a busca por tratamentos estéticos pode crescer.

Em contrapartida, a dúvida sobre o que se pode ou não fazer é recorrente. Afinal, qualquer procedimento estético exige cuidados e profissionais capacitados, que saibam indicar o melhor tratamento aos pacientes. “As pessoas podem exagerar nos alimentos inadequados e logo em seguida recorrer às dietas consideradas ‘milagrosas’ sem indicação profissional que provocam riscos à saúde e podem piorar os incômodos presentes”, alerta Rosilene Martins, proprietária da clínica Prime health, educadora física e especialista em estética.

Riscos 

Rosilene esclarece que consumir uma grande quantidade de alimentos inadequados para logo em seguida ter o desejo de emagrecer tudo de uma só vez pode colocar a saúde em risco. “Muitos fazem dietas malucas e tomam remédios sem indicação. Isso pode causar diversos danos, o primeiro deles é a desidratação, muitas vezes mascarada como perda de peso. Muitas clínicas receitam ‘chás’ detox, que, nada mais são, que chás diuréticos que ‘eliminam’ até 2 kg em um dia”, conta.

Outro risco potencial são as massagens e aparelhos que sobrecarregam o fígado, órgão que já está bem cansado da ingestão de gordura e bebidas alcoólicas. “Muitos métodos ainda associam medicamentos à base de hormônios de tireoide e hipoglicemiantes que prometem emagrecer de modo rápido e efetivo”, completa.

Tratamentos

Há diversos tratamentos seguros e sem medicamentos que dão muitos resultados. O primeiro passo para encontrar o tratamento estético adequado é através da consulta detalhada e com profissional. “É preciso passar por uma consulta estética para elaborar uma ficha clínica de anamnese e teste de bioimpedância para o profissional ter domínio total da fisiologia do  paciente. “Só assim o tratamento será direcionado e com êxito nos resultados. Exames de sangue clínicos são importantíssimos na escolha da melhor conduta terapêutica estética”, frisa Rosilene.

Para a especialista, o melhor tratamento é aquele que está em consonância com as respostas fisiológicas do paciente. “Eu, por exemplo, elaboro tratamentos próprios e direcionados que não são baseados em um único aparelho ou técnica. Desenvolvo muitos métodos de redução de medidas e emagrecimento com uma equipe multidisciplinar. Não vejo o meu paciente como uma parte de barriga ou de culote que ele quer perder e sim um organismo que precisa de tratamento e mudanças de hábitos”, completa.

Fonte: Rosilene Martins, proprietária e administradora da clínica Prime health (@primehealth_) 

Felipe de Jesus

Felipe de Jesus | Editor e Administrativo: - Jornalista (Faculdade Estácio de Sá - BH/MG), Publicitário (Instituto Politécnico-SP), Teólogo (Faculdade ESABI), Sociólogo (Faculdade Polis das Artes), Economista (USIP) & Advogado (FACSAL/Universidade Brasil-S.A). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC). Atualmente cursa Engenharia de Telecom. e Bacharelado em Ciências Musicais (Música) - [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *