Quais são as novas tendências de produção de Podcasts em 2024?

Quais são as novas tendências de produção de Podcasts em 2024?

Saiba quais novos formatos e estilos vem ganhando espaço no mundo do áudio digital 

 

Números recentes do relatório divulgado pela Nielsen, indicam que o podcast deve ser o tipo de conteúdo mais consumido em 2024. Com o contínuo crescimento do mercado de podcasts, a indústria do áudio digital está constantemente evoluindo e introduzindo novas tendências de produção.

Segundo Lucio Aleixo Filho, consultor de empresas com foco em franquias, finanças e varejo e CEO do Estúdio 767, uma das tendências mais marcantes em 2024 é a expansão de gêneros e estilos de podcasts. “Além dos tradicionais programas de entrevistas e narrativas, estamos vendo o surgimento de podcasts de ficção, comédia, educação, saúde mental, história, ficção científica e muito mais. Com o avanço da tecnologia de áudio, os produtores de podcasts estão explorando novas maneiras de criar experiências imersivas e sonoras para os ouvintes. Isso inclui o uso de técnicas de Sound Design, trilhas sonoras originais, efeitos especiais e áudio 3D para cativar e envolver o público de maneiras inovadoras,” afirma.

Os podcasts estão se tornando cada vez mais interativos e participativos, permitindo que os ouvintes se envolvam diretamente com o conteúdo. Isso pode incluir segmentos de perguntas e respostas, enquetes ao vivo, participação de convidados especiais e até mesmo a integração de elementos de jogos e desafios.

“Uma tendência crescente é a produção de podcasts que se estendem para além do áudio, explorando formatos multimídia e transmídia. Isso pode envolver a criação de vídeos, ebooks, eventos ao vivo, experiências digitais e outros conteúdos relacionados que complementam e expandem a narrativa do podcast,” afirma o empresário.

Colaborações e Parcerias Criativas

De acordo com Lúcio Aleixo Filho, os produtores de podcasts estão cada vez mais buscando colaborações e parcerias criativas com outros criadores de conteúdo, marcas, instituições e artistas. “Essas parcerias podem levar a projetos únicos e inovadores que atraem novos públicos e geram maior interesse no mundo do áudio digital”, completa.

À medida que a produção de áudio digital continua a evoluir, novas tendências de produção estão moldando o futuro do áudio digital em 2024. É importante que os produtores estejam sempre atentos às tendências desse mundo e as novas estratégias, estilos e formatos que serão cada vez mais avançadas.

Fonte: Lucio Aleixo Filho -Consultor de empresas com foco em franquias, finanças e varejo. Fui sócio-fundador de uma franqueadora na área de esportes nos EUA. Executei mais de 50 projetos relacionados a franquias, incluindo formatação de franquia, gestão e expansão. Atualmente CEO do Estúdio 767 em BH. @767estudio

Foto: Acervo Pessoal | Divulgação

Redacao

Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus | Editor e Administrativo é Jornalista (Faculdade Estácio de Sá - BH/MG), Publicitário (Instituto Politécnico-SP), Teólogo (Faculdade ESABI), Sociólogo (Faculdade Polis das Artes), Economista (Universidade São Paulo), Advogado (FACSAL/Universidade Brasil-S.A), Perito Judicial (Jurídico) nas áreas de Cálculos Trabalhistas/Contábeis | Engenharia em Avaliação de Imóveis - venda e locação - (Faculdade Beta). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *