Quais são as novas tendências de produção de Podcasts em 2024?

Quais são as novas tendências de produção de Podcasts em 2024?

Saiba quais novos formatos e estilos vem ganhando espaço no mundo do áudio digital 

 

Números recentes do relatório divulgado pela Nielsen, indicam que o podcast deve ser o tipo de conteúdo mais consumido em 2024. Com o contínuo crescimento do mercado de podcasts, a indústria do áudio digital está constantemente evoluindo e introduzindo novas tendências de produção.

Segundo Lucio Aleixo Filho, consultor de empresas com foco em franquias, finanças e varejo e CEO do Estúdio 767, uma das tendências mais marcantes em 2024 é a expansão de gêneros e estilos de podcasts. “Além dos tradicionais programas de entrevistas e narrativas, estamos vendo o surgimento de podcasts de ficção, comédia, educação, saúde mental, história, ficção científica e muito mais. Com o avanço da tecnologia de áudio, os produtores de podcasts estão explorando novas maneiras de criar experiências imersivas e sonoras para os ouvintes. Isso inclui o uso de técnicas de Sound Design, trilhas sonoras originais, efeitos especiais e áudio 3D para cativar e envolver o público de maneiras inovadoras,” afirma.

Os podcasts estão se tornando cada vez mais interativos e participativos, permitindo que os ouvintes se envolvam diretamente com o conteúdo. Isso pode incluir segmentos de perguntas e respostas, enquetes ao vivo, participação de convidados especiais e até mesmo a integração de elementos de jogos e desafios.

“Uma tendência crescente é a produção de podcasts que se estendem para além do áudio, explorando formatos multimídia e transmídia. Isso pode envolver a criação de vídeos, ebooks, eventos ao vivo, experiências digitais e outros conteúdos relacionados que complementam e expandem a narrativa do podcast,” afirma o empresário.

Colaborações e Parcerias Criativas

De acordo com Lúcio Aleixo Filho, os produtores de podcasts estão cada vez mais buscando colaborações e parcerias criativas com outros criadores de conteúdo, marcas, instituições e artistas. “Essas parcerias podem levar a projetos únicos e inovadores que atraem novos públicos e geram maior interesse no mundo do áudio digital”, completa.

À medida que a produção de áudio digital continua a evoluir, novas tendências de produção estão moldando o futuro do áudio digital em 2024. É importante que os produtores estejam sempre atentos às tendências desse mundo e as novas estratégias, estilos e formatos que serão cada vez mais avançadas.

Fonte: Lucio Aleixo Filho -Consultor de empresas com foco em franquias, finanças e varejo. Fui sócio-fundador de uma franqueadora na área de esportes nos EUA. Executei mais de 50 projetos relacionados a franquias, incluindo formatação de franquia, gestão e expansão. Atualmente CEO do Estúdio 767 em BH. @767estudio

Foto: Acervo Pessoal | Divulgação

Felipe de Jesus

Minicurrículo: apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista, graduado em Comunicação Social: Jornalismo pela Faculdade Estácio de Sá/MG | Pós-Graduado em Jornalismo Digital pela Faculdade São Camilo | Pós-graduado (Lato Sensu) em Relações Públicas - RP & Assessoria de Imprensa pela Faculdade E.M e Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação pela UEMC. Advogado pela UNIESP S.A./MG-SP - Pós-Graduado em Direito Empresarial - Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus/PR - Extensão em Prevenção e Solução Extrajudicial de Litígios Familiares/Responsabilidade Civil pela Escola Superior de Advocacia - OAB Nacional/ESA. É Economista pela UNP/SP | Teólogo pela ESABI/MG | Sociólogo pela Faculdade Polis das Artes - FPA/SP | Técnico em Publicidade pela IPED/SP | Perito & Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela Faculdade Beta Perícias/Pós-Graduação Jurídica | Atualmente cursa o Bacharelado em Farmácia (Ciências Farmacêuticas) pela Federal Educacional LTDA - UniFECAF - Centro Universitário. Tem duas obras literárias publicadas, sendo uma da área de Sociologia: Sociedade Conectada (2020) e outro na área Econômica: 10 Passos Para Alcançar a Estabilidade Financeira (2024).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *