Quer se tornar um corredor em 2022?

Quer se tornar um corredor em 2022?

Amador ou profissional saiba como começar!

Ano novo, novos desafios. Algumas pessoas gostam de iniciar o ciclo com mudanças, seja, na rotina, no trabalho ou com uma atividade extra. Pensando nisso, a corrida tem sido uma opção. “É um esporte que chama atenção pela competitividade, o desafio de bater seus recordes e sempre completar distâncias cada vez mais longas”, evidencia o educador físico Randy Duarte.

É importante ressaltar que antes de começar a praticar a atividade, é preciso ter alguns cuidados. “É necessário desenvolver um bom sistema cardiovascular, para que os músculos consigam se suprir de oxigênio durante a prática da corrida”, afirma. Os músculos também precisam ser bem trabalhados para evitar lesões. “É importante desenvolver os músculos específicos da corrida, que precisam ser treinados para que haja uma excelente absorção do oxigênio e nutrientes”, completa o profissional.

Também é  possível mesclar a corrida com outra atividade, como a musculação. “Ela contribui com o fortalecimento muscular e proteção de articulações impactadas pela corrida. Melhora o sistema musculoesquelético (músculos, tendões, ligamentos e articulações), proporcionando menor probabilidade de lesões decorrentes dos movimentos repetitivos da corrida. E ainda possibilita maior habilidade e coordenação do esforço muscular necessário ao movimento”, enumera.

Dicas

Alongamento 

Deve ser realizado antes e depois do treino. “Principalmente depois, porque significa um relaxamento das fibras responsáveis pelas contrações e ajuda a manter a flexibilidade alcançada”, revela Randy.

Hidratação 

Outro cuidado importante para quem pratica corrida é a reposição de líquidos. “Mesmo no inverno, em que a sensação de perda de suor é menor, o ar costuma ser mais seco, o que eleva o risco de desidratação. Além disso, a baixa temperatura provoca o enrijecimento muscular, tornando maior o risco de prejuízos aos músculos”, frisa.

Supervisão 

A corrida traz inúmeros benefícios, como controle dos batimentos cardíacos, pressão arterial e fortalecimento dos ossos. Porém, a prática necessita de acompanhamento profissional. “Correr com a supervisão de um profissional de educação física, com prescrição de treinos adequados, é o primeiro e grande passo. Outra dica é refletir sobre quanto pode aguentar em um determinado ritmo. Um deles é encontrar um em que você suporte por cerca de 30 minutos”, finaliza o educador físico.

Fonte: Randy Duarte, educador físico, personal trainer e especialista em corrida (@randyduarte01).

Redacao

Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus | Editor e Administrativo é Jornalista (Faculdade Estácio de Sá - BH/MG), Publicitário (Instituto Politécnico-SP), Teólogo (Faculdade ESABI), Sociólogo (Faculdade Polis das Artes), Economista (Universidade São Paulo), Advogado (FACSAL/Universidade Brasil-S.A), Perito Judicial (Jurídico) nas áreas de Cálculos Trabalhistas/Contábeis | Engenharia em Avaliação de Imóveis - venda e locação - (Faculdade Beta). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *