Aliança Francesa, em parceria com a Prefeitura de Contagem, apresenta Exposição “Matéria Plástica: Vida Selvagem”

Aliança Francesa, em parceria com a Prefeitura de Contagem, apresenta Exposição “Matéria Plástica: Vida Selvagem”

Casarão Parque Gentil Diniz – Foto Ricardo Lima – PMC.

Mostra fica em cartaz até 31/12 no Casarão do Parque Gentil Diniz

 

O Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França em Belo Horizonte, a Aliança Francesa Belo Horizonte e o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), em parceria com a Prefeitura de Contagem, realizam a exposição “Matéria Plástica: Vida Selvagem”, que fica em cartaz no Casarão do Parque Gentil até o dia 31 de dezembro. O local foi todo remodelado e pintado e, agora, passa a receber o público que vai ao parque e aprecia a arte. A entrada é franca e não há necessidade de reservas prévias de horário.  Todos os protocolos sanitários são seguidos.

Nas telas expostas é possível perceber a afirmação de que o ser humano domestica a natureza por meio da produção de matérias plásticas. Por meio da mostra, questionamentos são levantados, discussões são iniciadas, tais como, por que produzimos o plástico? E por que esquecemos de sua existência?

Com 22 painéis, de 58cm de largura por 118 cm de altura, a montagem traz um aspecto de revista em tela, alertando para a acumulação de dejetos no meio ambiente aquático. Em uma exposição trilíngue (francês, português e inglês), há referências às experiências pelo mundo, além de fazer do plástico um ator do dia a dia e como ele faz a natureza ficar “selvagem”.

Baseada na colaboração científica de pesquisadoras em ciências sociais e ambientais francesas e vietnamitas, como a antropóloga Mikaëla Le Meur, a geoquímica das águas, Émilie Strady; e a geóloga Khiêu Le Thuy Chung, apoiando-se no grafismo original e ilustrativo de Elza Montalhuc, a exposição propõe sensibilizar e acessibilizar os desafios locais e globais ligados à matéria plástica, uma matéria popular, democrática e cujos efeitos são cada vez mais inquietantes.

Serviço:

Mostra: “Matéria Plástica: Vida Selvagem”

Até 31 de dezembro

Local: Casarão do Parque Gentil Diniz (rua Maria do Carmo Diniz, 141 – Nossa Senhora do Carmo – Contagem)

Visitação: de terça-feira a domingo, das 8h às 17h

Entrada gratuita

Felipe de Jesus

Minicurrículo: apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista, graduado em Comunicação Social: Jornalismo pela Faculdade Estácio de Sá/MG | Pós-Graduado em Jornalismo Digital pela Faculdade São Camilo | Pós-graduado (Lato Sensu) em Relações Públicas - RP & Assessoria de Imprensa pela Faculdade E.M e Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação pela UEMC. Advogado pela UNIESP S.A./MG-SP - Pós-Graduado em Direito Empresarial - Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus/PR - Extensão em Prevenção e Solução Extrajudicial de Litígios Familiares/Responsabilidade Civil pela Escola Superior de Advocacia - OAB Nacional/ESA. É Economista pela UNP/SP | Teólogo pela ESABI/MG | Sociólogo pela Faculdade Polis das Artes - FPA/SP | Técnico em Publicidade pela IPED/SP | Perito & Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela Faculdade Beta Perícias/Pós-Graduação Jurídica | Atualmente cursa o Bacharelado em Farmácia (Ciências Farmacêuticas) pela Federal Educacional LTDA - UniFECAF - Centro Universitário. Tem duas obras literárias publicadas, sendo uma da área de Sociologia: Sociedade Conectada (2020) e outro na área Econômica: 10 Passos Para Alcançar a Estabilidade Financeira (2024).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *