A importância da inteligência emocional para os líderes

A importância da inteligência emocional para os líderes

Não ser emocionalmente inteligente pode atingir o negócio como um todo!

Com o crescimento do empreendedorismo no Brasil, o número de líderes também aumentou. Porém, liderar um ou mais grupos é desafiador, além de gerenciar pessoas, também é necessário gerir as próprias emoções. De acordo com uma pesquisa da Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse Brasil (ISMA-BR), o Brasil é o terceiro país no mundo com um grande índice sintomático de estresse. Dessa forma, 70% da população brasileira apresenta sintomas semelhantes.

Para a consultora empresarial Valéria Trindade, especialista em gestão de processos, a inteligência emocional é a capacidade de entender seus sentimentos e como podem afetar quem está próximo. “É algo primordial para o empresário obter sucesso. Um coordenador ou diretor que controla suas emoções, tem empatia com sua equipe, consegue levar a organização à diante, o que tornará o trabalho mais gratificante e produtivo. Além de evitar conflitos no ambiente de trabalho”.

Segundo a especialista, o administrador que possui essa característica consegue canalizar as suas emoções em prol da empresa, pois, seus funcionários se sentirão mais motivados. “A equipe se sente segura para sugerir ideias, arriscar e participar efetivamente de todos os processos”.

Não adianta ter um processo muito bom e organizado, ter pessoas boas na equipe se não há a mentalidade correta para gerir a equipe para alcançar os resultados desejados.”A mentalidade certa é fundamental para gerir pessoas e negócios. Se esta não estiver alinhada com o senso de auto responsabilidade, mudança de atitude e o partir para ação, sendo cada um responsável pela sua parte do todo, os resultados serão medianos”, frisa.

Entender o momento de cada um, as habilidades, as qualificações é muito importante e de nada adianta se você não tiver clareza destes fatores antes de promover ou contratar pessoas.

Como ter controle emocional?

Não ser emocionalmente inteligente não traz problemas apenas na relação com os colaboradores, mas pode atingir o negócio como um todo. Por isso, a consultora ressalta a importância de um olhar externo para ajudar a enxergar melhor as situações que surgem e tomar decisões mais assertivas e com distanciamento, principalmente em momentos de crise. “Muitas vezes o que vejo nas empresas, há muita troca de pessoas menos qualificadas por mais qualificadas, mas que não tem controle emocional para gerir equipes e gerar resultados. Um distanciamento entre as pessoas e sempre digo e prático isto, inclusive uso uma frase do meu mentor. Não são só números, são pessoas e o quanto você se importa faz total diferença nos resultados. Questiona:Do que você realmente precisa?

Quais são as características e habilidades necessárias que esta pessoa precisa ter para desempenhar a função?

Você tem esta pessoa no seu quadro de colaboradores atualmente para investir em desenvolvimento?”,exemplifica Valéria.

Além disso, ela lembra que é fundamental os líderes saberem delegar e ter momentos de lazer e descanso para recarregar as energias. “É preciso também saber relaxar e deixar a mente livre para o surgimento de novas ideias e estratégias que irão ajudar no crescimento do negócio. Muitas vezes é nessas horas que as melhores ideias surgem”, finaliza.

Fonte: Valéria Trindade, consultora empresarial e especialista em gestão de processos. (@valeriatrindadeconsultoria).

Redacao

Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus | Editor e Administrativo é Jornalista (Faculdade Estácio de Sá - BH/MG), Publicitário (Instituto Politécnico-SP), Teólogo (Faculdade ESABI), Sociólogo (Faculdade Polis das Artes), Economista (Universidade São Paulo), Advogado (FACSAL/Universidade Brasil-S.A), Perito Judicial (Jurídico) nas áreas de Cálculos Trabalhistas/Contábeis | Engenharia em Avaliação de Imóveis - venda e locação - (Faculdade Beta). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC).

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