Posso ser um empreendedor?

Posso ser um empreendedor?

Consultora dá dicas para quem pretende ter o próprio negócio

 

Em meio à pandemia do novo Coronavírus, muitas pessoas decidiram investir em seu próprio negócio. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e dados da Receita Federal, o Brasil registrou 2,6 milhões de novos Microempreendedores Individuais (MEIs) em 2020, a maior adesão dos últimos cinco anos. Porém,  ao abrir um empreendimento, é preciso planejamento.

Um empreendedor pode ser simplesmente definido como alguém que inicia um negócio, no entanto, a palavra “empreendedor” carrega várias implicações que vão além das noções básicas disseminadas. “Para ser um empreendedor, no sentido mais amplo do termo, uma pessoa deve estar disposta a assumir os riscos associados a empreendimentos comerciais, ter uma visão clara e resiliente da viabilidade do negócio antes mesmo de ser posto em prática. Além disso, é preciso estar disposto e ser capaz de assumir papéis múltiplos e amplamente variados e de se adaptar e inovar de acordo com novas informações e mudanças de circunstâncias”, revela a empresária Luciana Morais.

O empreendedor é aquele que inicia algo novo e consegue enxergar oportunidades que ninguém jamais consegue ver. “É uma pessoa que sai da esfera do sonho e parte para a ação, tornando-se alguém que é lembrado por ser um grande realizador”, acrescenta.

Projeto 

Não há receita  para ser um bom empreendedor, mas é possível aprender a construir esse caminho através do desenvolvimento de características, conhecimento e atitudes. Pensando nisso, Luciana e outras empresárias estão desenvolvendo o projeto Empreendedor Extraordinário. “Eu, Carina Martins e Nívea Valentim, temos como objetivo ajudar o micro empreendedor ou pessoas que querem iniciar um negócio do zero”, revela.

O encontro irá trabalhar três pilares. “Durante o projeto iremos abordar três conceitos primordiais: networking, conhecimento específico e propósito de vida. Esses são traços de personalidade, disciplina e virtudes que podem ser desenvolvidas através da experiência de vida e da prática conscienciosa”, enumera Luciana.

O projeto Empreendedor Extraordinário, será uma imersão, sendo um momento de capacitação para aqueles que estão decidindo mergulhar no oceano do empreendedorismo. “De formato rápido, prático e dinâmico com aquilo que é essencial para o início da sua jornada empreendedora, o evento levará 10 empreendedores ou pessoas que querem começar um negócio, para um final de semana na bela Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, para entender as ferramentas essenciais para gestão, com dicas para elaborar o seu próprio modelo de negócio e sair com um planejamento pronto para tornar sua ideia em realidade”, finaliza.

Serviço

Empreendedor Extraordinário em alto mar

Data: 24 a 28 de novembro

Telefone de contato 031 985995269

Fonte: Luciana Morais é empresarial, consultora e coach.

Redacao

Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus | Editor e Administrativo é Jornalista (Faculdade Estácio de Sá - BH/MG), Publicitário (Instituto Politécnico-SP), Teólogo (Faculdade ESABI), Sociólogo (Faculdade Polis das Artes), Economista (Universidade São Paulo), Advogado (FACSAL/Universidade Brasil-S.A), Perito Judicial (Jurídico) nas áreas de Cálculos Trabalhistas/Contábeis | Engenharia em Avaliação de Imóveis - venda e locação - (Faculdade Beta). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *