Projeto “Transversalidades”, do CCBB Educativo, discute a colaboração de museus e escolas na produção de conhecimento

Projeto “Transversalidades”, do CCBB Educativo, discute a colaboração de museus e escolas na produção de conhecimento

Foto Viviane – foto Divulgação.

Público pode conferir a atividade online no dia 15/09 com participação de Cayo Honorato, Geovana Freitas, Lua Cavalcante e Viviane Pinto

 

No próximo “Transversalidades”, do CCBB Educativo, Cayo Honorato, Geovana Freitas, Lua Cavalcante e Viviane Pinto são convidados a compartilhar seus processos de pesquisa no encontro “Como museus e escolas podem produzir conhecimento em colaboração?”. Transmitido em tempo real aos participantes, o evento acontece no dia 15 de setembro, às 15hpela plataforma Zoom. É necessário fazer inscrição prévia no site do Programa para participar do evento ao vivo, que também conta com tradução em Libras.

Entendendo que a mediação cultural não se reduz a um serviço de difusão de conteúdos, mas se apresenta como um espaço de produção de conhecimento, os educadores do Programa Educativa do Museu Nacional da República (MuN) – Brasília, trabalham com os conceitos de mediação cultural como pesquisa e prática documentária.

Neste encontro, os participantes irão compartilhar seus processos de pesquisa e desenvolvimento de materiais educativos em interlocução com a Escola Parque da Natureza de Brazlândia, em que buscam conexões entre a metodologia de pesquisa-brincadeira realizada com estudantes e professores da Escola e a pesquisa das plantas no Acervo do MuN. Também irão compartilhar o processo de experimentação dos materiais educativos com outras escolas e educadores.

Cayo Honorato atua como formador e consultor do Programa Educativa do Museu Nacional da República. É professor no Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília. Doutor em Educação pela FE/USP; mestre em Educação pela FE/UFG; especialista em Arte Contemporânea e bacharel em Artes Visuais pela FAV/UFG. Pesquisa sobre a atuação dos públicos e a mediação cultural; as conjunções e disjunções entre arte e educação; as relações entre arte, educação e política.

Geovana Freitas atua como mediadora cultural do Programa Educativa do Museu Nacional da República. É pedagoga e educadora popular. Pós-graduanda em Arte, Cultura e Educação pelo Centro Universitário de Maringá e licenciada em Pedagogia pela UFSCar. Com interesse em artes, periferias, negritudes, decolonialidades e crianças, experimenta a escrevivência como forma de expressão artística, emocional e espiritual de vida.

Lua Cavalcante atua como mediadora cultural do Programa Educativa do Museu Nacional da República. É artista, educadora e mulher com deficiência. Formada em Fotografia, concluindo a licenciatura em Pedagogia e se aventurando pelos caminhos da Pedagogia Griô. Se coloca como corpo-artístico-político-pedagógico, propondo reflexões sobre quais lugares reais, imaginários e encantados esse corpo aleijado habita e opera.

 Viviane Pinto atua como coordenadora pedagógica do Programa Educativa do Museu Nacional da República. É educadora cultural com pesquisa e atuação em mediação cultural, políticas públicas, gestão e produção cultural. É mestre em Estudos Culturais e especialista em Gestão Cultural pela USP, com graduação em Administração Pública pela UNESP. Trabalha com formação cultural e organização de trabalhos coletivos tendo como princípio a democracia cultural.

 

Acessibilidade no CCBB Educativo

Acessibilidade e inclusão são princípios que pautam todas as ações do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação, contribuindo para um ambiente propício à pesquisa, criação e fomento de ações voltadas à garantia de ampla democratização e acesso à cultura.

O Transversalidades traz cursos para professores e educadores, abordando temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando questões presentes nas exposições a urgências e reflexões cotidianas. Tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios.

O curso é ministrado por profissionais convidados de áreas diversas, e sempre conta com intérprete de Libras.

 

SERVIÇO:

Programa CCBB Educativo – Transversalidades

Como museus e escolas podem produzir conhecimento em colaboração?

Com Cayo Honorato, Geovana Freitas, Lua Cavalcante e Viviane Pinto

Quarta-feira, 15 de setembro, às 15h

Transmissão: Plataforma Zoom

Inscrições:  ccbbeducativo.com/cursos

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 16 anos

Acessível em Libras

Evento gratuito

Informações: (31) 3431-9440/9441

www.ccbbeducativo.com

bb.com.br/cultura

 

Sobre o Programa CCBB – Educativo

O Programa CCBB Educativo desenvolve ações que estimulam experiências, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

 

Sobre Circuito Liberdade

O Centro Cultural Banco do Brasil é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

Redacao

Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus | Editor e Administrativo é Jornalista (Faculdade Estácio de Sá - BH/MG), Publicitário (Instituto Politécnico-SP), Teólogo (Faculdade ESABI), Sociólogo (Faculdade Polis das Artes), Economista (Universidade São Paulo), Advogado (FACSAL/Universidade Brasil-S.A), Perito Judicial (Jurídico) nas áreas de Cálculos Trabalhistas/Contábeis | Engenharia em Avaliação de Imóveis - venda e locação - (Faculdade Beta). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *