Instituto Cenibra tem parceria agrícola em Cordeiro de Minas

A Prefeitura de Caratinga, o Instituto Cenibra e a AMAC – Associação dos Moradores e Agricultores de Cordeiro de Minas realizaram, no final de setembro, a primeira reunião para darem continuidade ao Projeto Agrícola em Cordeiro de Minas.

Participaram da reunião o prefeito de Caratinga, Marco Antônio Ferraz Junqueira, o secretário de Agricultura, Abastecimento e Agronegócios, José Corintho Costa, o técnico Agrícola Ciro Vasconcellos, representantes do Instituto Cenibra, e representantes da Associação AMAC.

A analista de Relações Institucionais do Instituto Cenibra, Isabel Mônica de Freitas, diz que cerca de 90 famílias vão ser diretamente beneficiadas com o Projeto. “As famílias contempladas fazem parte da Associação de Moradores da localidade, que vão cultivar os 46,48 hectares cedidos pela Cenibra nos próximos três anos.

Os agricultores familiares vão receber suporte técnico e material da Prefeitura de Caratinga e da AMAC para a produção de cereais e leguminosas, dentre outras culturas. Esse é um projeto que fomenta a fixação das famílias na terra, gera renda e traz melhorias na qualidade de vida”, lembra Isabel.

O contrato de parceria foi celebrado em 30 de julho, com a finalidade exclusiva de cultivo de cereais, leguminosas, frutíferas, palmáceas e culturas afins, mediante a cessão em comodato de 46,48ha, em uma área que integra a região de atuação e abrangência da Cenibra. O prazo de vigência do contrato é de 36 meses, podendo ser renovado. A assinatura do contrato permite aos associados e aos seus representantes o acesso livre e desimpedido à área.

Ao Instituto Cenibra compete, dentre outros, acompanhar o desenvolvimento do projeto e monitorar as atividades por meio de relatórios e reuniões. À Associação compete gerenciar o empreendimento, fazer prestação de contas, administrar a mão de obra e realizar os trabalhos, conservando e vigiando a área com responsabilidade, preocupando-se com o Meio Ambiente, fornecendo sementes e mudas, insumos e equipamentos.

A Prefeitura Municipal de Caratinga irá providenciar o preparo do solo para o plantio (aração e gradeamento), assistência técnica, acompanhamento da execução do projeto e a elaboração de relatórios técnicos juntamente com a Associação.

Redação Conteudo Mineiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *