Setor de alimentação recebe curso de Formação Gerencial

Ação faz parte do Programa de Competitividade Industrial Regional (PCIR) do Sistema FIEMG
Profissionais do setor alimentício participaram entre os dias 24 e 26 de agosto, em Ipatinga, do curso de Formação Gerencial promovido pela FIEMG Regional Vale do Aço em parceria com o Sinpava.
De acordo com o analista de relações empresariais da FIEMG, Luiz Sérgio Martins Júnior, o curso é uma demanda que partiu dos empresários. “Nosso objetivo além de atender a uma necessidade identificada pelo sindicato é ampliar competências e promover a competitividade das empresas através do PCIR”, explica.
Para a coaching e mestre em administração, Giovana Pessamilio, o curso fomenta a capacitação dos participantes para transformar grupos de profissionais em equipes de alta performance e potencializar os resultados da empresa de forma sustentável, além de oferecer subsídios para liderar com mais eficiência, a partir do autoconhecimento, autogerenciamento, conhecimento e gerenciamento da equipe, contribuindo para o melhor desempenho de cada integrante do time.
“As mudanças vêm ocorrendo num ritmo acelerado demandando dos gestores uma postura cada vez mais diferenciada de liderança e assertividade, para efetivamente contribuir para a sustentabilidade do negócio”.
Edno Pereira dos Santos, gerente de produção, ressaltou a importância da capacitação. “Adquirir conhecimento é uma exigência do mercado. Nesses três dias pudemos repensar nossos processos e aprender a lidar melhor com as pessoas, como gerenciar e inovar com foco na produtividade para tornarmos mais competitivos”.
Satisfeito com o resultado do evento, Aloísio Pinto, presidente do Sinpava, destacou a importância da participação dos empresários do setor de alimentação nas capacitações. “Estamos vivendo um novo momento no sindicato. Através do PCIR, as demandas do setor de alimentação, em geral, foram elencadas, e o Sistema FIEMG tem ofertado soluções para fortalecer nossas indústrias, qualificando gestores e colaboradores. Existe um cronograma de ações a serem realizadas e contamos com a participação de toda classe”, disse.
PCIR
O Programa de Competitividade Industrial Regional – PCIR criado pelo Sistema FIEMG visa ressaltar a importância do olhar setorial no Estado, identificando quais são suas cadeias produtivas mais dinamizadoras e levando em considerações suas peculiaridades e recortes regionais. Entre os objetivos estão:
Aumentar a competitividade das empresas inseridas nas cadeias produtivas mais dinamizadoras de cada região do Estado; Apoiar a realização de compromissos entre agentes públicos e privados envolvidos com desenvolvimento industrial e Fornecer subsídio técnico para revisões de planejamento estratégico de entidades de apoio à indústria.