Infestação de pernilongos tira o sono de moradores de Coronel Fabriciano

O distrito de Melo Viana passa por uma intensa proliferação de pernilongo e outros insetos. Moradores da região fizeram um apelo para que medidas sejam tomadas rapidamente.
Giovane Alves Gonzaga, de 71 anos, acredita que o principal motivo da infestação dos mosquitos é o esgoto despejado no ribeirão Caladão. “Essa é uma situação crítica, o córrego não recebe nenhum tipo de tratamento, o esgoto não é canalizando e muito menos tratado”, destaca Giovane.
Giovane conta que os vizinhos têm adotado ações extremas como a defumação com esterco, para afastar os pernilongos. Ele afirma que o gasto com veneno aumentou consideravelmente. “Estamos usando diversos inseticidas para tentar combater um pouco. Estes produtos estão com um preço elevado, não temos condições de comprar a quantidade que precisamos usar”, desabafa.
Procurada pelo Diário do Aço, a Prefeitura de Coronel Fabriciano respondeu, em nota, que a seção de Zoonozes realiza visitas periódicas nos locais críticos, atende as solicitações dos moradores e orienta, devidamente, quanto aos cuidados para impedir a proliferação de insetos.
O poder Executivo municipal explicou que as atuais condições climáticas favorecem o aumento da população de pernilongos. “Como estamos em um período de muita seca, onde não há muita movimentação de água nos córregos, o acúmulo dessa água rica em matéria orgânica proporciona uma maior proliferação desse inseto. O mosquito Culex sp, reproduz-se em criadouros como represas, lagos, córregos, valetas de esgoto. As fêmeas, em função do hábito hematológico causam muito incômodo na população, contudo, as ações de controle são contínuas”, informa a prefeitura.
Para o morador, o ideal seria a canalização e o tratamento do esgoto antes do lançamento no ribeirão, já que deste modo seria uma solução final para o problema. Contudo, ele pede à atual e aos futuros governantes que providenciem medidas paliativas como o fumacê que ajuda no controle desses insetos. “Faço este apelo aos governantes não só por mim, mas para todos os fabricianenses”, conclui Giovane.