Governo de Minas viabiliza exame de legislação de trânsito pela internet

Uma parceria entre Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da UAI (Unidade de Atendimento Integrado) e o Departamento de Trânsito do Estado de Minas Gerais (Detran-MG) vai facilitar a vida do cidadão, especialmente do interior, com o novo modelo de prova pela internet para candidatos à Carteira Nacional de Habilitação.

Na prática, segundo a chefe da Divisão de Habilitação do Detran, Elizabeth Martins, o modelo da prova pela internet vai proporcionar rapidez e segurança para o candidato, extinguindo as provas escritas, filas e burocracias. Além disso, o Detran pretende incorporar ao sistema online a modalidade da prova de reciclagem de trânsito.
Inicialmente, de acordo com o Detran, a proposta é que a plataforma desenvolvida pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) esteja disponível na UAI da Praça Sete, em Belo Horizonte, ainda neste mês de agosto. Em seguida, a tecnologia será implementada nas demais unidades dos Territórios de Desenvolvimento.

GANHO

Para o diretor da Coordenadoria Especial de Gestão das UAIs, Itaner Debossan, os avanços refletem a busca por uma gestão eficiente e sustentável, com atendimento ágil e de qualidade para o cidadão. “Disponibilizar um serviço pela internet, como no caso da prova de legislação, traz um ganho para o cidadão que vai tirar carteira de habilitação e também para o Estado, com a redução de custos com impressão e manutenção dos servidores de intranet”, observa Debossan.

Segundo ele, a intenção da Seplag é ampliar o modelo de prova pela internet, além da oferta de outros serviços em todas as UAIs, tendo em vista o exemplo bem sucedido da emissão do atestado de antecedentes pela Polícia Civil de Minas Gerais via internet e pelo aplicativo MG App.

AGENDAMENTO

Para fazer a prova de legislação do Detran, o candidato pode agendar a data e o horário pelo site www.detran.mg.gov.br ou por meio da autoescola. Na capital, o agendamento também pode ser feito na própria sede do departamento de trânsito.

Redação Conteudo Mineiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *