Universo completa 36 anos de uma belíssima atuação no futebol ipatinguense

Universo completa 36 anos de uma belíssima atuação no futebol ipatinguense

Fundado pelo conhecido descobridor de talentos do futebol de Ipatinga, Luiz Policarpo Moreira, o Universo Esporte Clube completa, neste 5 de junho, 36 anos de atividades ininterruptas e com uma gama de contribuição ao engrandecimento do desporto no município. Uma de suas grandes marcas é exatamente esta, a de, apesar das enormes dificuldades financeiras, jamais ter deixado de participar de uma competição oficial organizada pela Liga de Desportos de Ipatinga (LDI).

A história do Universo remonta a 1980, conforme relata o próprio Policarpo, hoje com 86 anos, residindo no estado do Rio de Janeiro, mas ainda com fortes ligações com a cidade. “Eu era envolvido por muitos anos com o Iguaçu (Associação Esportiva e Recreativa Iguaçu), trabalhando com a base. Em certo momento houve uma divergência, apareceu um técnico novo lá, e eu preferi sair. Daí, surgiu a ideia de fundar um outro clube para dar sequência ao trabalho, até porque havia muitos que nos acompanhariam”, conta Luiz Policarpo.

Daí surgiu o Universo Esporte Clube, cuja ata de fundação data de 5 de junho de 1980. “Do passado, fizemos o presente, seguimos na nossa história”, conta Policarpo. Ele diz também que ficou nove anos como presidente e o faz-tudo na agremiação, contando com importantes apoios, como o do vice-presidente Jésus Barbosa e do técnico Paulo Severino. “Além dessas pessoas mais próximas no meu dia a dia, pude contar com o apoio de pessoas notáveis como os empresários e meus amigos dos tempos de Iguaçu, Valter Oliveira e José Dermo de Pinho, assim como do então prefeito João Lamego Neto, que cedeu a área para a construção do campo. Além disso, o então diretor da CURVA (Cia. Urbanizadora do Vale do Aço), Weber Americano, ajudou na estruturação da área, tornando-se, inclusive, nosso presidente de honra”, ressalta Policarpo.
“Na época, o campeonato de Ipatinga tinha mais de quarenta times e seguimos firmes em meio a eles, buscando o engrandecimento do esporte na cidade. Por isso, acho que fiz um bom trabalho”, acrescenta Luiz Policarpo. Ele diz ainda ser grato por tudo o que aconteceu nessa sua trajetória no futebol de Ipatinga.

E ainda hoje dezenas de pessoas não esquecem seu trabalho, mesmo morando longe da cidade. E se orgulha de ver inseridos na sociedade, como homens bem-sucedidos, dezenas de ex-jogadores do Universo, que ora atuam como engenheiros, médicos, dentistas, advogados, dirigentes esportivos, políticos, dentre outros segmentos. Policarpo pontua dizendo que se mantém “muito orgulhoso de sua missão”, e por isso faz questão de sempre retornar a Ipatinga e rever os muitos amigos. E completa dizendo que ainda alimenta o sonho de, um dia, realizar o encontro de ex-jogadores do Universo.

Sucessão
No início da década de 1990, Policarpo deixou Ipatinga e passou a presidência a Erivalton Martins, o Vavá, que teve breve mandato. Este, logo em seguida, passou o comando do Universo a Adalberto Gonçalves Maia, que até hoje preside a agremiação. Aos 72 anos e como terceiro mandatário de um clube de 36 anos de existência, Adalberto se diz envaidecido por manter a sina de o Universo disputar seguidamente competições oficiais da LDI – em diversas categorias -, apesar das enormes dificuldades financeiras.

Adalberto diz que conta com o apoio, dentre outras pessoas, do seu vice-presidente, Nego, e do treinador do amador, José César, “um grande técnico, competente, que consegue formar e fazer bons times jogarem sob seu comando”. A atual sede administrativa do Universo é na própria residência de Adalberto, no bairro Canaãzinho, e o campo de jogos – quando pode atuar por lá – está localizado no bairro Jardim Panorama, de frente para o Parque Ipanema. Um dos objetivos do atual presidente é exatamente estruturar melhor sua praça de esportes, com alambrado e vestiários, a fim de garantir o mando, em sua casa, de seus jogos em todas as categorias e campeonatos, em qualquer fase. “Este é um sonho e sei que um dia pode acontecer”, resume.

Adalberto conta com orgulho um dos feitos de sua gestão: o acesso à Primeira Divisão do Ipatinguense há seis anos e a consequente manutenção na mesma, realizando, inclusive, excelentes campanhas. Além disso, coleciona diversos troféus Disciplina em sua galeria, demonstrando a seriedade e o comprometimento com a filosofia da formação do cidadão por meio do esporte. Em nome dessa preocupação, ele espera angariar mais parcerias para ajudar na manutenção das diversas categorias, principalmente a base, além do sonhado alambrado.

Redação Conteudo Mineiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *