Universo completa 36 anos de uma belíssima atuação no futebol ipatinguense
Fundado pelo conhecido descobridor de talentos do futebol de Ipatinga, Luiz Policarpo Moreira, o Universo Esporte Clube completa, neste 5 de junho, 36 anos de atividades ininterruptas e com uma gama de contribuição ao engrandecimento do desporto no município. Uma de suas grandes marcas é exatamente esta, a de, apesar das enormes dificuldades financeiras, jamais ter deixado de participar de uma competição oficial organizada pela Liga de Desportos de Ipatinga (LDI).
A história do Universo remonta a 1980, conforme relata o próprio Policarpo, hoje com 86 anos, residindo no estado do Rio de Janeiro, mas ainda com fortes ligações com a cidade. “Eu era envolvido por muitos anos com o Iguaçu (Associação Esportiva e Recreativa Iguaçu), trabalhando com a base. Em certo momento houve uma divergência, apareceu um técnico novo lá, e eu preferi sair. Daí, surgiu a ideia de fundar um outro clube para dar sequência ao trabalho, até porque havia muitos que nos acompanhariam”, conta Luiz Policarpo.
Daí surgiu o Universo Esporte Clube, cuja ata de fundação data de 5 de junho de 1980. “Do passado, fizemos o presente, seguimos na nossa história”, conta Policarpo. Ele diz também que ficou nove anos como presidente e o faz-tudo na agremiação, contando com importantes apoios, como o do vice-presidente Jésus Barbosa e do técnico Paulo Severino. “Além dessas pessoas mais próximas no meu dia a dia, pude contar com o apoio de pessoas notáveis como os empresários e meus amigos dos tempos de Iguaçu, Valter Oliveira e José Dermo de Pinho, assim como do então prefeito João Lamego Neto, que cedeu a área para a construção do campo. Além disso, o então diretor da CURVA (Cia. Urbanizadora do Vale do Aço), Weber Americano, ajudou na estruturação da área, tornando-se, inclusive, nosso presidente de honra”, ressalta Policarpo.
“Na época, o campeonato de Ipatinga tinha mais de quarenta times e seguimos firmes em meio a eles, buscando o engrandecimento do esporte na cidade. Por isso, acho que fiz um bom trabalho”, acrescenta Luiz Policarpo. Ele diz ainda ser grato por tudo o que aconteceu nessa sua trajetória no futebol de Ipatinga.
E ainda hoje dezenas de pessoas não esquecem seu trabalho, mesmo morando longe da cidade. E se orgulha de ver inseridos na sociedade, como homens bem-sucedidos, dezenas de ex-jogadores do Universo, que ora atuam como engenheiros, médicos, dentistas, advogados, dirigentes esportivos, políticos, dentre outros segmentos. Policarpo pontua dizendo que se mantém “muito orgulhoso de sua missão”, e por isso faz questão de sempre retornar a Ipatinga e rever os muitos amigos. E completa dizendo que ainda alimenta o sonho de, um dia, realizar o encontro de ex-jogadores do Universo.
Sucessão
No início da década de 1990, Policarpo deixou Ipatinga e passou a presidência a Erivalton Martins, o Vavá, que teve breve mandato. Este, logo em seguida, passou o comando do Universo a Adalberto Gonçalves Maia, que até hoje preside a agremiação. Aos 72 anos e como terceiro mandatário de um clube de 36 anos de existência, Adalberto se diz envaidecido por manter a sina de o Universo disputar seguidamente competições oficiais da LDI – em diversas categorias -, apesar das enormes dificuldades financeiras.
Adalberto diz que conta com o apoio, dentre outras pessoas, do seu vice-presidente, Nego, e do treinador do amador, José César, “um grande técnico, competente, que consegue formar e fazer bons times jogarem sob seu comando”. A atual sede administrativa do Universo é na própria residência de Adalberto, no bairro Canaãzinho, e o campo de jogos – quando pode atuar por lá – está localizado no bairro Jardim Panorama, de frente para o Parque Ipanema. Um dos objetivos do atual presidente é exatamente estruturar melhor sua praça de esportes, com alambrado e vestiários, a fim de garantir o mando, em sua casa, de seus jogos em todas as categorias e campeonatos, em qualquer fase. “Este é um sonho e sei que um dia pode acontecer”, resume.
Adalberto conta com orgulho um dos feitos de sua gestão: o acesso à Primeira Divisão do Ipatinguense há seis anos e a consequente manutenção na mesma, realizando, inclusive, excelentes campanhas. Além disso, coleciona diversos troféus Disciplina em sua galeria, demonstrando a seriedade e o comprometimento com a filosofia da formação do cidadão por meio do esporte. Em nome dessa preocupação, ele espera angariar mais parcerias para ajudar na manutenção das diversas categorias, principalmente a base, além do sonhado alambrado.