Instituto Cervantes promove a cultura hispânica em encontros culturais gratuitos
Instituto Cervantes – Divulgação.
Dias 3 e 17 de fevereiro, o local discute a contribuição de grandes
expoentes da cultura espanhola
Para além de ensinar a língua espanhola, o Instituto Cervantes em Belo Horizonte se constitui como um espaço para difundir e promover a cultura hispânica. Seguindo esse objetivo, nos dias 3 e 17 de fevereiro, o local abre suas portas para bate-papos abertos ao público sobre a história, a arte, a arquitetura e personalidades importantes do país.
Os encontros serão precedidos por aulas demonstrativas de espanhol. “Durante as manhãs de sábados, realizaremos as jornadas abertas com o intuito de retomar a atividade docente e cultural, primeiramente, ministrando aulas experimentais de espanhol como língua estrangeira, nível inicial. Logo em seguida, celebramos uma série de encontros culturais variados que incluem expoentes da cultura espanhola tão conhecidos como Francisco de Goya”, comenta Manuel Román, professor e coordenador acadêmico que ministra as atividades.
No próximo encontro, dia 3 de fevereiro, o destaque é Rafael de León, um dos poetas que moldaram a copla, música popular espanhola. Letrista de algumas das mais famosas canções populares do século XX, como Tatuaje, Ojos Verdes e La Zarzamora, Rafael de León fez parte do trio Quintero, León y Quiroga, grande sucesso do país.
No dia 17 de fevereiro, Madrid será a protagonista do último encontro, durante o qual serão percorridos os bairros da capital espanhola abordando curiosidades e segredos da sua história que ajudarão o visitante a apreciar ainda melhor o encanto da cidade conhecida como “Villa y Corte”.
SOBRE O INSTITUTO CERVANTES
O Instituto Cervantes é uma instituição criada pela Espanha em 1991 para promover, ensinar espanhol e difundir a cultura hispânica. A sede central da instituição se encontra em Madrid e em Alcalá de Henares (Madrid), cidade de nascimento do escritor Miguel de Cervantes.
O trabalho do Instituto Cervantes está dirigido por representantes do mundo acadêmico, cultural e literário do âmbito espanhol e hispano-americano. Em Belo Horizonte colabora com museus, galerias, teatros, livrarias, editoriais e outras instituições culturais brasileiras, assim como espanholas e latino-americanas. Também colabora em todos os projetos culturais e do ensino do espanhol dirigidos conjuntamente com o Governo do Estado de Minas Gerais e com numerosas prefeituras em nosso Estado.
SERVIÇO
ENCONTROS CULTURAIS INSTITUTO CERVANTES
Rafael de León, el poeta de la copla
Dia: 3 de fevereiro
Secretos de Madrid
Dia: 17 de fevereiro
Horário: 11h às 12h30
Local: Instituto Cervantes
Rua dos Inconfidentes, 600
Savassi – Belo Horizonte – MG
Entrada gratuita
Mais informações: belohorizonte.cervantes.es/es/default.shtm