10 anos de “As Charangueiras”: bloco formado por mães completa uma década no Carnaval de 2024

10 anos de “As Charangueiras”: bloco formado por mães completa uma década no Carnaval de 2024

Sonho, coragem , superação, persistência, alegria, união , sororidade e muito amor nesses dez anos de grupo

Para todas as idades, o bloco As Charangueiras foi criado para que os pais pudessem levar seus filhos, para participar, estreitar laços e criar memórias afetivas. Também para um momento de recordação onde os adultos relembram a infância por meio das músicas que são tocadas pelo grupo. Foi fundado em 2014, por Ana Andrade e em 2024 completará dez anos.

O bloco surgiu a partir da ideia da Ana que sentia falta de um bloco de carnaval voltado para as famílias onde se pudesse curtir a folia com sua filha. Inicialmente, o grupo foi formado por 15 mães, e com o sucesso da estreia o bloco aumentou, juntamente com a melhora da estrutura para conseguir atender o número de pessoas interessadas. “Hoje, o número de mães no grupo cresceu bastante e chegou a 50 mulheres, onde elas podem aprender a tocar e ter contato com a música”, ressalta a criadora.

Embora o repertório seja feito para agradar os mini foliões, os pais presentes se divertem bastante, pois elas  também tocam, além das infantis, samba , axé, forró ,  pop e rock, na qual os adultos podem curtir canções da época de infância deles. Desde que foi criado, o bloco das Charangueiras já homenageou muitas mulheres fortes e representativas. A escolhida do próximo ano foi a rainha do rock brasileiro: Rita Lee.

Curiosidades

A ideia de homenagear figuras artísticas surgiu no terceiro ano do bloco, desde então, as pessoas ficam na expectativa das fantasias que irão surgir no desfile. Por ser um bloco familiar, vale ressaltar que o desfile acontece no domingo anterior ao início do carnaval.

Com uma bateria composta e organizada totalmente por mulheres, As Charangueiras vão estar na região da Savassi, no encontro da Rua Paraíba com Antônio Albuquerque.

Fonte: Ana Andrade – Fundadora, Diretora e carnavalesca do bloco As Charangueiras. Instagram: @charangueiras

Foto: Acervo Pessoal | Divulgação

Felipe de Jesus

Minicurrículo: apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista, graduado em Comunicação Social: Jornalismo pela Faculdade Estácio de Sá/MG | Pós-Graduado em Jornalismo Digital pela Faculdade São Camilo | Pós-graduado (Lato Sensu) em Relações Públicas - RP & Assessoria de Imprensa pela Faculdade E.M e Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação pela UEMC. Advogado pela UNIESP S.A./MG-SP - Pós-Graduado em Direito Empresarial - Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus/PR - Extensão em Prevenção e Solução Extrajudicial de Litígios Familiares/Responsabilidade Civil pela Escola Superior de Advocacia - OAB Nacional/ESA. É Economista pela UNP/SP | Teólogo pela ESABI/MG | Sociólogo pela Faculdade Polis das Artes - FPA/SP | Técnico em Publicidade pela IPED/SP | Perito & Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela Faculdade Beta Perícias/Pós-Graduação Jurídica | Atualmente cursa o Bacharelado em Farmácia (Ciências Farmacêuticas) pela Federal Educacional LTDA - UniFECAF - Centro Universitário. Tem duas obras literárias publicadas, sendo uma da área de Sociologia: Sociedade Conectada (2020) e outro na área Econômica: 10 Passos Para Alcançar a Estabilidade Financeira (2024).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *