Atestado médico falso para a empresa

Atestado médico falso para a empresa

Foto: arquivo pessoal. 

Bernardo Lage Santos Ângelo Ferreira, advogado especialista em Direito do Trabalho na LCA Advogados

O empregado que apresenta um atestado médico falso para a empresa pode sofrer consequências jurídicas graves. Além de ser uma atitude antiética e desonesta, essa prática pode ter implicações criminais, trabalhistas e cíveis. Se você está pensando em utilizar essa estratégia para faltar ao trabalho, ou conhece alguém que o faz, é importante que você considere as consequências disso, que a seguir serão demonstradas.

Uma das principais consequências é a possibilidade de demissão por justa causa. A apresentação de um atestado médico falso é considerada uma conduta grave e pode ser enquadrada como fraude ou falsificação de documento.  Se for comprovada a fraude, a empresa pode demitir por justa causa. Essa atitude sem dúvida prejudica a relação de confiança entre o empregador e o empregado.

Mas as consequências vão além disso. A empresa, por sua vez, pode sofrer prejuízos financeiros significativos ao ter que pagar o salário do empregado durante o período de afastamento, e ainda arcar com os custos de contratação de um substituto para realizar as atividades do funcionário ausente. Isso pode gerar um clima de desconfiança e falta de credibilidade em relação à empresa, o que pode afetar sua imagem perante os clientes e fornecedores.

Além disso, o empregado que apresenta atestado falso pode enfrentar processos criminais por falsidade ideológica, o que pode trazer prejuízos para toda a sua vida.

Se a empresa tiver prejuízos em função da falsificação do atestado médico, como, por exemplo, prejuízos financeiros ou danos à imagem, credibilidade e reputação, ela pode mover uma ação judicial contra aquele empregado e pleitear a reparação dos danos causados.

É preciso lembrar que essa atitude pode ter consequências graves para a vida profissional e pessoal do trabalhador. Por isso, é fundamental que todos os colaboradores atuem com transparência e ética no ambiente de trabalho, buscando sempre a solução de problemas de forma honesta e correta.

A honestidade e a transparência são valores fundamentais em qualquer relação, seja ela pessoal ou profissional.

Se você precisa faltar ao trabalho por motivos de saúde, busque a orientação de um médico e apresente um atestado verdadeiro à empresa. Além de cumprir com suas obrigações legais, você garantirá sua saúde e evitará problemas futuros.

Redacao

Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus | Editor e Administrativo é Jornalista (Faculdade Estácio de Sá - BH/MG), Publicitário (Instituto Politécnico-SP), Teólogo (Faculdade ESABI), Sociólogo (Faculdade Polis das Artes), Economista (Universidade São Paulo), Advogado (FACSAL/Universidade Brasil-S.A), Perito Judicial (Jurídico) nas áreas de Cálculos Trabalhistas/Contábeis | Engenharia em Avaliação de Imóveis - venda e locação - (Faculdade Beta). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *