Gastroplastia Endoscópica: bons resultados e segurança garantidos

Gastroplastia Endoscópica: bons resultados e segurança garantidos

Após 5 anos, procedimento se tornou um dos principais aliados no combate a obesidade

Em meados de 2022, completou-se 5 anos desde que foi realizada a primeira Gastroplastia Endoscópica, em um centro privado, no Brasil. O Hospital Dia Sander Medical foi palco dessa inovação que chegou para ficar no país e, atualmente, é considerada uma das melhores técnicas quando o assunto são tratamentos para obesidade.

Durante esse tempo, a Gastroplastia, também conhecida como redução de estômago por endoscopia, já atendeu milhares de pacientes que buscavam uma alternativa à cirurgia bariátrica. “Nesse caso, além de promover mais conforto, a Gastroplastia Endoscópica permite que o paciente emagreça de forma saudável, sem os riscos de sofrer com as complicações de um procedimento invasivo”, explica o endoscopista, especialista em tratamentos para obesidade, Bruno Sander.

Após muitos estudos pelo mundo que permitiram que a técnica chegasse até o Brasil e entrasse de vez para o arsenal de tratamentos contra a obesidade, concluiu-se que ela é indicada para pessoas com obesidade grau I ou II (IMC entre 30 e 40). “O método endoscópico também promove rápida recuperação, sem a necessidade de internação, o que facilita ainda mais o retorno às atividades comuns do dia a dia para o paciente”, frisa.

Equipe multidisciplinar 

Além do método em si, sabe-se que seu sucesso só é possível ao unir o procedimento com o acompanhamento multidisciplinar de profissionais atentos aos bem-estar físico e mental do paciente. “Devemos sempre lembrar que a obesidade pode vir acompanhada de uma série de alterações a saúde e estilo de vida do paciente. Portanto, para retornar a uma rotina completamente saudável, cada ponto do organismo deve ser observado com o mesmo cuidado”, aconselha o médico.

Por isso, além de buscar atualizações constantes e melhorias na estrutura do Hospital Dia, Sander ressalta que é importante sempre prezar por uma equipe cada vez mais capacitada, com tudo que há de mais moderno na área. “Foi o conjunto de tais características que permitiram que esses cinco anos contassem com tantas conquistas e resultados preciosos para nossos pacientes”, finaliza.

Fonte: Bruno Queiroz Sander, Doutor (Ph.D) e Mestre (Ms.C) pela UFMG, Médico Cirurgião Geral, Endoscopista, Gastroenterologista e Diretor do Hospital Dia Sander Medical Center, em Belo Horizonte (CRM-MG: 41490 – RQE: 14270 – 32354 – 41292).

Felipe de Jesus

Minicurrículo: apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista, graduado em Comunicação Social: Jornalismo pela Faculdade Estácio de Sá/MG | Pós-Graduado em Jornalismo Digital pela Faculdade São Camilo | Pós-graduado (Lato Sensu) em Relações Públicas - RP & Assessoria de Imprensa pela Faculdade E.M e Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação pela UEMC. Advogado pela UNIESP S.A./MG-SP - Pós-Graduado em Direito Empresarial - Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus/PR - Extensão em Prevenção e Solução Extrajudicial de Litígios Familiares/Responsabilidade Civil pela Escola Superior de Advocacia - OAB Nacional/ESA. É Economista pela UNP/SP | Teólogo pela ESABI/MG | Sociólogo pela Faculdade Polis das Artes - FPA/SP | Técnico em Publicidade pela IPED/SP | Perito & Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela Faculdade Beta Perícias/Pós-Graduação Jurídica | Atualmente cursa o Bacharelado em Farmácia (Ciências Farmacêuticas) pela Federal Educacional LTDA - UniFECAF - Centro Universitário. Tem duas obras literárias publicadas, sendo uma da área de Sociologia: Sociedade Conectada (2020) e outro na área Econômica: 10 Passos Para Alcançar a Estabilidade Financeira (2024).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *