SERRA DO CURRAL, UMA PAIXÃO

SERRA DO CURRAL, UMA PAIXÃO

Foto capa – SERRA DO CURRAL, UMA PAIXÃO.

Coleção BH. A cidade de cada um
relança título sobre a Serra do Curral

A Serra do Curral, eleita em plebiscito popular, em 1998, o símbolo maior de Belo Horizonte, é título do livro lançado dentro da série BH.A Cidade de cada um, e que ganha agora relançamento que une a Conceito Editorial e a Academia Mineira de Letras. No livro, o autor Luís Giffoni – ocupante da cadeira n° 33 da AML, conta como se apaixonou pela “rocha avermelhada que domina Belo Horizonte e atravessa o coração de Minas Gerais”. Em quase 100 páginas recheadas de informações preciosas, o escritor discorre sobre as descobertas que fez durante a intensa relação de cumplicidade que mantém com a Serra, ao longo de sua vida. O lançamento acontece no dia 11, na AML, a partir das 19h30.

Ao escrever a obra, Giffoni relembra os caminhos que percorreu até chegar ao topo da Serra e o significado de escalar o que chamava de seu “Everest”. As impressões e sentimentos do escritor sobre as mudanças que avançaram sobre o belo horizonte, com o passar dos anos, também são narrados em um texto sensível e repleto de recordações. Defensor ardoroso da Serra do Curral, Luís Giffoni reflete sobre a importância, a beleza e o dever de impedir a destruição do “paredão íngreme”.

Inspirado pelo poema Olhem bem as montanhas, de Carlos Drummond de Andrade, que remete à Serra do Curral, o autor explora ainda a fauna, a flora e a formação geológica da região. Para as gerações futuras, Luís Giffoni deixa sua mensagem: preservar. Preservar como forma de cultivar a paixão pela maior riqueza de Minas Gerais.

O autor

Mineiro de Baependi, Luís Giffoni tem mais de 20 livros publicados, entre os quais se destacam: O fascínio do nada, O pastor das sombras, A verdade tem olhos verdes, Adágio para o silêncio, A árvore e os ossos e Os pássaros são eternos. O autor também já foi agraciado com diversas premiações, como a da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), a da Bienal da Nestlé, o Prêmio Minas de Cultura, o Prêmio Nacional de Romance Cidade de Belo Horizonte e o Prêmio Jabuti de Romance. Algumas de suas obras ganharam estudos, traduções e adaptações nos Estados Unidos, Inglaterra, México, Argentina, Portugal, Alemanha e Brasil.

SERVIÇO 

Livro “Serra do Curral”

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1446).

Data: 11 de maio

Horário: 19h30

Entrada franca

 

Informações

Conceito Comunicação Estratégica
(31) 99119.5403

Redacao

Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus | Editor e Administrativo é Jornalista (Faculdade Estácio de Sá - BH/MG), Publicitário (Instituto Politécnico-SP), Teólogo (Faculdade ESABI), Sociólogo (Faculdade Polis das Artes), Economista (Universidade São Paulo) & Advogado (FACSAL/Universidade Brasil-S.A). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC) e atualmente cursa Engenharia de Telecom. e Bacharelado em Ciências Musicais (Música/Livre) - [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *