Facilidade para empreender na páscoa

Facilidade para empreender na páscoa

Pix cobrança promete facilitar a vida de empresas e pessoas físicas

Depois do sucesso do PIX, o Banco Central trouxe outra novidade: o PIX Cobrança. Ele é voltado às pessoas jurídicas e funciona de maneira semelhante a um boleto bancário. Uma boa alternativa para aqueles que aproveitam a páscoa para ganhar uma grana extra. “Nessa modalidade, o empreendedor emite QR Codes para realizar cobranças imediatas ou com vencimento em data futura, adicionando informações como multa, juros e desconto”, explica Túlio Iannini, CEO da U4Crypto.

A nova forma de pagamento permite acrescentar informações adicionais sobre a cobrança. “O QR gerado é exclusivo para cada transação e funciona para pagamento de contas específicas, que só serão pagas uma única vez. Neste caso, o empreendedor poderá emitir um PIX Cobrança e acrescentar as mesmas informações que contém em um boleto bancário: valor, data de vencimento, descontos, juros e multas para o caso de pagamento atrasado”, revela.

A facilidade não é somente para empresas, mas também para o cliente. “Ele escaneia o QR Code usando o aplicativo do seu banco, fintech ou internet banking, e será redirecionado para página de pagamento para finalizar a transação. Mais uma opção para quem empreende na páscoa, facilitando o pagamento, conseguirá atrair mais clientes”, explica Túlio.

Vantagens

A facilidade é uma das vantagens do novo método em relação ao boleto. “Para a fatura física, ou no PDF, haverá um QR Code do PIX ao invés do tradicional código de barras do boleto. O QR Code é a capacidade de armazenar uma quantidade muito maior de informação e a representação gráfica”, conta.

Outro ponto é o tempo de compensação do Pix Cobrança, que caíra no mesmo dia. “O boleto demora até 3 dias para compensar devido ao tempo de comunicação do banco em que o pagamento tenha sido efetuado à Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP). Já o Pix Cobrança,  é um sistema de pagamento instantâneo, ou seja, ele permite realizar transações entre contas bancárias em até 10 segundos, durante 7 dias da semana”, ressalta.

A segurança também é um ponto positivo. O PIX Cobrança segue as mesmas diretrizes de segurança impostas pelo Banco Central. “A ferramenta conta com os mesmos protocolos de segurança do Sistema Financeiro Nacional usados para TEDs e DOCs. Sendo obrigatório que todas as transações e os dados dos clientes sejam protegidos por criptografia e autenticação para evitar fraudes e prejuízos financeiros”, exemplifica o CEO da U4Crypto.

No caso da U4Crypto, o sistema auxilia o empreendedor na gestão do PIX Cobrança. “Nele, é possível entender como o sistema funciona passo a passo. E o melhor: o acesso é gratuito. O empresário acessa e gera o documento e o QR Code que dará acesso ao cliente”, enfatiza.

A boa notícia é que não haverá tarifa do PIX Cobrança até dezembro deste ano. “Após este período, a U4Crypto terá a tarifa de R$0,70, um custo baixo e acessível para as empresas”, finaliza.

Fonte: Túlio Iannini, CEO da U4Crypto. Possui mais de 20 anos de experiência em TI e como empreendedor na área. Atuou como Presidente da ASSESPRO-MG e Vice Nacional (Federação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação) entre 2009 e 2012. Participante do programa de aceleração de Startups da ENDEVOR Brasil – Scale Up 2018. É mestrando em Administração com MBA em Gestão da Competitividade e Graduado em Comunicação Empresarial.

Foto: Divulgação

Redacao

Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus | Editor e Administrativo é Jornalista (Faculdade Estácio de Sá - BH/MG), Publicitário (Instituto Politécnico-SP), Teólogo (Faculdade ESABI), Sociólogo (Faculdade Polis das Artes), Economista (Universidade São Paulo), Advogado (FACSAL/Universidade Brasil-S.A), Perito Judicial (Jurídico) nas áreas de Cálculos Trabalhistas/Contábeis | Engenharia em Avaliação de Imóveis - venda e locação - (Faculdade Beta). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *