IOS abre 200 vagas para curso de formação profissional para jovens e pessoas com deficiência de BH

IOS abre 200 vagas para curso de formação profissional para jovens e pessoas com deficiência de BH

A unidade do Instituto da Oportunidade Social (IOS) de Belo Horizonte (MG) acaba de abrir, as inscrições para o curso de Gestão Administrativa com software ERP (amplamente utilizado pelas empresas), que ocorrerá ao longo do primeiro semestre, em formato presencial. As inscrições devem ser realizadas até o próximo dia 14 de fevereiro no site do IOS (clique para se inscrever).

Podem participar jovens de 15 a 29 anos e pessoas com deficiência a partir de 16 anos, desde que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio na rede pública (detalhes abaixo). Os cursos do IOS BH serão realizados nas Unidades da PUC Minas São Gabriel (Rua Walter Ianni, 255, Bairro São Gabriel) e Barreiro (Av. Afonso Vaz de Melo, 1.200 – Barreiro de Baixo), graças à parceria entre as duas instituições, anunciada este ano.

Conteúdo

Além de conteúdos de tecnologia e administração, passando pelo pacote Office e operacionalização de sistema de gestão empresarial ERP, a grade do curso também inclui conceitos administrativos de gestão e aulas de Português e Matemática, Empregabilidade, Cidadania e Comportamento (Soft Skills). O objetivo é garantir o máximo de preparo para o mercado de trabalho, conforme explica a superintendente do IOS, Kelly Lopes.

“Todos os nossos cursos contemplam na grade curricular conceitos e práticas de vivência corporativa, que ensinam o aluno a elaborar e-mails, apresentações, participar de reuniões, ter visão de negócio e, até mesmo, desenvolver o briefing de um produto”, destaca.


Empregabilidade

Ao final dos cursos, os alunos formados podem participar do Programa IOS de Oportunidades, que busca durante 3 anos após a formação do aluno, vagas de empregos principalmente entre as empresas parceiras da instituição, além de vagas para formação universitária em instituições parceiras da organização. O IOS já formou mais de 40 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Cliente, ampliando a renda dessas famílias em até 49%.

Em Belo Horizonte, por exemplo, mais de 1.600 jovens e pessoas com deficiência já foram formados para atuar nas áreas de TI e Administração. Em média, a empregabilidade é de 70% após a formação. Estudos do IOS apontam que, ao conquistarem o primeiro emprego, os formandos ampliam a renda familiar em até 49%.

Erika Monique é um exemplo

Aos 18 anos, a estudante Erika Monique conseguiu em 2021 o seu primeiro emprego como jovem aprendiz na área de RH de uma empresa de logística. A chance surgiu após concluir dois cursos oferecidos pelo IOS, ambos com o foco em administração e tecnologia. Ela diz que o IOS foi um “achado” que a ajudou a identificar sua vocação para atuar nessa área. O próximo passo que planeja é ingressar na universidade para cursar Gestão em Recursos Humanos.

Assim como Erika, outros cerca de 1.100 belo-horizontinos já tiveram encaminhamento para o mercado de trabalho graças a esse trabalho social, nos últimos 10 anos. A oferta de cursos, inclusive, é feita conforme a demanda das empresas, justamente para suprir a carência por profissionais.

Somente na área de TI, estima-se que até 2.024 esse setor deva empregar 421 mil pessoas (ou seja, mais de 140 mil vagas/ano). Porém, anualmente, apenas 46 mil pessoas obtêm esse tipo de formação, no Brasil – segundo dados da Brasscom.

Serviço:

Curso gratuito de Gestão Administrativa com software ERP

Público: jovens de 15 a 29 anos e pessoas com deficiência a partir de 16 anos

Vagas: 200 vagas

Duração: seis meses

Inscrições: até 14 de fevereiro

Link: (clique para se inscrever)

Central de Atendimento – ​WhatsApp: (31) 99705-9270.

Sobre o IOS

Comprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho, desde 1998 o IOS desenvolve projetos de formação profissional gratuita em temas variados. “Administração” e “Tecnologia” compõem a grade de cursos, além do enfoque comportamental. Qualificado como Entidade Beneficente de Assistência Social certificada pelo CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social), o IOS já formou mais de 40 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS – sua fundadora e principal mantenedora -, Dell, Microsoft e Zendesk. Juntam-se a este grupo empresas que realizam doações via Incentivo Fiscal, como a Arcos Dorados, BASF, Banco IRB, Brasilprev, Cielo, CTG, Clear Corretora, Hyundai, IBM, Instituto Center Norte, Isa CTEEP, Mattos Filho, Mercado Livre, Vale, entre outras. Mais informações (clique aqui).

Redacao

Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus | Editor e Administrativo é Jornalista (Faculdade Estácio de Sá - BH/MG), Publicitário (Instituto Politécnico-SP), Teólogo (Faculdade ESABI), Sociólogo (Faculdade Polis das Artes), Economista (Universidade São Paulo), Advogado (FACSAL/Universidade Brasil-S.A), Perito Judicial (Jurídico) nas áreas de Cálculos Trabalhistas/Contábeis | Engenharia em Avaliação de Imóveis - venda e locação - (Faculdade Beta). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *