Lucro X Faturamento

Lucro X Faturamento

Especialista explica diferença e dá dicas de como arrecadar mais

 

Acompanhar a vida financeira do seu empreendimento vai além de manter as contas em dia. Saber o que entra, o que sai e quanto fica no caixa também é essencial e permite aumentar os ganhos. “Independentemente do tamanho da empresa e do tempo que você está no mercado, organizar o gerenciamento financeiro só traz benefícios”, revela o consultor empresarial Robson Evangelista.

De acordo com o Sebrae, nos cinco primeiros anos de vida das empresas o principal motivo para o fechamento do negócio é a falta de capital.

 

O que é lucro?

Algumas pessoas têm dificuldade de separar o lucro do faturamento. “Lucro é o dinheiro que sobra no caixa depois de quitar as despesas fixas e variáveis do negócio, ou seja, o que sobra. Já o faturamento é todo o dinheiro que a empresa recebe com as suas operações. Também pode ser referido como receita”, explica.

O dinheiro que “sobra” tem um papel estratégico para o seu negócio, porque ele pode ser o capital de giro, investido uma parte para rendimento ou para fazer uma compra em mercadoria, por exemplo. “Dependendo do seu tipo de negócio, o balanço financeiro pode ser diário, semanal ou mensal. Isso permite analisar com mais atenção o que sai do caixa, se as despesas são realmente necessárias e se existe algo que pode ser cortado”, acrescenta o especialista.

Com a pandemia do coronavírus, as vendas em tempos de crise obrigaram todas as empresas a se adaptarem a um cenário escasso. “Manter um negócio aberto na economia atual é um desafio e o faturamento e lucro são cálculos necessários”, finaliza.

 

Fonte: Robson Evangelista é Consultor em Gestão Financeira Empresarial, tem mais de 15 anos de experiência, atuando nas áreas Administrativa, Financeira e Controladoria em empresas de vários segmentos. Formado em Ciências Contábeis, com MBA em Gestão Fiscal e Tributária e Finanças.

Redacao

Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus | Editor e Administrativo é Jornalista (Faculdade Estácio de Sá - BH/MG), Publicitário (Instituto Politécnico-SP), Teólogo (Faculdade ESABI), Sociólogo (Faculdade Polis das Artes), Economista (Universidade São Paulo), Advogado (FACSAL/Universidade Brasil-S.A), Perito Judicial (Jurídico) nas áreas de Cálculos Trabalhistas/Contábeis | Engenharia em Avaliação de Imóveis - venda e locação - (Faculdade Beta). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *