No Dia das Crianças, Academia Mineira de Letras apresenta entrevista com Maurício de Sousa

No Dia das Crianças, Academia Mineira de Letras apresenta entrevista com Maurício de Sousa

Foto Caio Gallucci – divulgação MSP. 

O presidente da AML conversa com o cartunista em vídeo disponível a partir de 12/10, às 11h

O cartunista mais famoso e amado do Brasil é o convidado da Academia Mineira de Letras para falar um pouco de sua trajetória. Maurício de Sousa será entrevistado pelo presidente da AML, Rogério Faria Tavares, no vídeo “A vida e a arte de Maurício de Sousa”, que pode ser assistido no canal de Youtube da AML a partir do dia 12 de outubro, às 11h, como programação especial do Dia das Crianças.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

Em entrevista ao presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares, o cartunista Maurício de Sousa relembra sua infância em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, e a influência exercida pelos pais na sua formação. A figura da avó Benedita também ganhou destaque.

Maurício ainda recorda a ida para a cidade de São Paulo e o ingresso no jornal “Folha da Manhã”, onde, antes de atuar como desenhista, trabalhou como revisor e como repórter policial. Ele fala sobre os primeiros personagens e sobre como criou a Mônica, a Magali, o Cebolinha e o Cascão: as meninas foram inspiradas nas filhas e os meninos em antigos colegas de infância.

O sucesso das revistas e o êxito no cinema e no teatro também ganharam comentários do cartunista, que detalhou o processo de internacionalização da Turma da Mônica.

Na entrevista, Maurício de Sousa fala especialmente dos personagens criados para ajudar as crianças a não terem nenhum tipo de preconceito: Luca, portador de deficiência física; Dorinha, portadora de deficiência visual; Tati, portadora de deficiência intelectual; André, portador do transtorno do espectro autista, além de Igor e Vitória, portadores do HIV.

O cartunista igualmente relembrou os processos de criação de personagens como Pelezinho, Ronaldinho Gaúcho e Milena, além de contar como funciona o seu estúdio de criação, que emprega roteiristas e desenhistas de várias partes do Brasil.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2021, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever.

 

SERVIÇO:

Palestras online “A vida e a arte de Maurício de Sousa” – com Maurício de Sousa

Data: a partir de 12 de outubro, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.

Cemig

De onde vem a nossa força?

 A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

 A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

 Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br

Felipe de Jesus

Biografia: Felipe de Jesus é Jornalista graduado pela Faculdade Estácio de Sá/MG - Ano: 2007 | Pós-graduado (Lato Sensu) em Relações Públicas - RP & Assessoria de Imprensa pela Faculdade Educa Mundo - Ano: 2023 - e Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação & RP pela UEMC - Ano: 2015. Advogado formado pela UNIESP S.A./MG - Ano: 2019 - (aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB), com Pós-Graduação em Direito Empresarial - Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus/PR - Ano: 2022. Tem quatro cursos de "Extensão Universitária": Prevenção e Solução Extrajudicial de Litígios Familiares, Desjudicialização e o Futuro da Advocacia, Responsabilidade Civil e o curso Conceitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pela Escola Superior de Advocacia Nacional do Conselho Federal da Ordem dos Advogados (ESA/CFOAB) - Ano: 2024. É Perito/Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela Faculdade Beta Perícias/Pós-Graduação Jurídica - Ano: 2021. Economista formado pela UNP/SP - Ano: 2019 | Teólogo formado pela ESABI/MG - Ano: 2015 | Sociólogo formado pela Faculdade Polis das Artes - FPA/SP - Ano: 2016 | Tec.Publicidade formado pelo IPED/SP - Ano: 2019 | Engenheiro da Computação TI (Ciências da Computação) formado pela Federal Educação - Ano: 2023 & Engenharia de Prompts IA - Faculdade Metropolitana - Ano: 2025. Farmacêutico (Ciências Farmacêuticas) formado pela UNP - Ano: 2024. Faz o Doutorado (PhD) em Direito Empresarial & Trabalhista pela UNIB/UNICORP-INPI.GOV. É Tutor/Prof.Universitario (ferista/substituição) e tem dois Ebooks (livros): área Sociológica e Econômica: "Sociedade Conectada (2020)" - (ramo da Sociologia)- "10 Passos Para Alcançar a Estabilidade Financeira (2024)" - (ramo da economia).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *