Final de ano gera expectativa entre os lojistas
Especialistas dão dicas de como promover ações para aumentar as vendas.
A reta final do ano chega com otimismo para empreendedores que sentiram os impactos da crise ocasionada pela pandemia do novo coronavírus ao longo dos últimos meses. A Black Friday, seguida dos preparativos para o Natal, promete alavancar os resultados e dar um pouco de fôlego para quem conseguiu sobreviver com o orçamento apertado em 2020.
A boa notícia é que para algumas áreas, apesar dos desafios, o ano conseguiu ser produtivo e as celebrações finais chegam para fechar tudo com chave de ouro. “ A reabertura foi um ponto decisivo para retomar as vendas e correr atrás do prejuízo gerado pela pandemia de Covid-19”, completa a empresária Valéria Bax.
Quais ações seguir?
Os últimos meses do ano trazem datas comemorativas e de grande repercussão no comércio, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Momentos em que o lojista deve aproveitar para lançar campanha e ações. “Invista em Marketing Digital. Hoje, todos estão conectados no mundo virtual, sua marca poderá ser mais difundida e pessoas podem se interessar pelo serviço”, diz. “Mas cuidado, cada negócio necessita de um tipo de marketing, quanto mais direcionado, melhor será para seu negócio, por isso, é ideal contar com a ajuda de um especialista”, completa.
Promoções também são ótimas para atrair o público. “Procure prever descontos e promoções daqueles produtos que mais tem atraído seus clientes, isso será um diferencial em relação ao seu concorrente”, sugere a empresária.
Outra dica é que mesmo com a reabertura do comércio, não deixe as vendas online de lado. “Muitas pessoas adquiriram o hábito de comprar pela internet. Logo, essa é mais uma alternativa para aumentar seu lucro. Além da loja física, oferecer os produtos no mundo digital, é uma ótima oportunidade para atrair novos clientes”, finaliza.
Fonte: Valéria Bax, empresária com mais de 30 anos de carreira, conselheira no ramo alimentício, máster coach e sócia fundadora do Instituto Evex, em Belo Horizonte (@institutoevex e @valeria.bax).