Projeto “Transversalidades”, do CCBB Educativo, propõe imaginar as escolas pós covid-19

Projeto “Transversalidades”, do CCBB Educativo, propõe imaginar as escolas pós covid-19

Foto – Divulgação CCBB Educativo. 

Curador e artista Fábio Tremonte conduz a webinar que acontece no dia 29/09

Como será o futuro das escolas após tantos meses fechadas e com a mudança no comportamento de alunos e professores? Essa discussão ganha os holofotes do Transversalidades, projeto do CCBB Educativo, que recebe o artista e curador Fábio Tremonte. “Imaginar uma escola. Em poucas palavras: façamos novas perguntas para podermos dar novas respostas” será transmitido em tempo real aos participantes, no dia 29 de setembro, às 15hpela plataforma Zoom. É necessário fazer inscrição prévia no site do Programa para participar do evento ao vivo, que também conta com tradução em Libras.

As escolas já ensaiam suas reaberturas, muitas já recebem parcialmente seus alunos, após um longo período fechadas pela pandemia de covid-19. Fábio Tremonte tem muitas dúvidas sobre as perspectivas futuras da escola. “Como faremos com o aprendizado de estudar à distância que adquirimos nesse período? Como voltaremos a aprender com o corpo, além da tela? Como fazer junto outra vez? Como reconstruir um mundo de possibilidades sem abandonar o que já sabemos e ainda descobrir o que não sabemos?”

Esse encontro denominado Imaginar uma escola. Em poucas palavras: façamos novas perguntas para podermos dar novas respostas nos convida a fazer uma reflexão e um exercício de imaginação sobre as perspectivas possíveis para a escola em uma era de pandemias.

Fábio Tremonte é artista e curador. Bacharel, mestre e doutorando em artes visuais na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Escolheu a arte pela possibilidade de não precisar se tornar um especialista. Cozinheiro de manhã, antropólogo de tarde, DJ de noite, e assim por diante. Percorre trajetos atravessados pela culinária, antropologia, pedagogia e termina sempre na pista de dança. Busca nos encontros pensar em possibilidades inter-, trans-, pós-, e in-disciplinaridades e também nos vários mundos que habitam esse mundo e nas relações entre plantas, animais e outros que-não-humanos.

Acessibilidade no CCBB Educativo

Acessibilidade e inclusão são princípios que pautam todas as ações do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação, contribuindo para um ambiente propício à pesquisa, criação e fomento de ações voltadas à garantia de ampla democratização e acesso à cultura.

O Transversalidades traz cursos para professores e educadores, abordando temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando questões presentes nas exposições a urgências e reflexões cotidianas. Tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios.

O curso é ministrado por profissionais convidados de áreas diversas, e sempre conta com intérprete de Libras.

SERVIÇO:

Programa CCBB Educativo – Transversalidades

Imaginar uma escola. Em poucas palavras: façamos novas perguntas para podermos dar novas respostas

Com Fábio Tremonte

Quarta-feira, 29 de setembro, às 15h

Transmissão: Plataforma Zoom

Inscrições:  ccbbeducativo.com/cursos

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 16 anos

Acessível em Libras

Evento gratuito

Informações: (31) 3431-9440/9441

www.ccbbeducativo.com

bb.com.br/cultura

Redacao

Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus | Editor e Administrativo é Jornalista (Faculdade Estácio de Sá - BH/MG), Publicitário (Instituto Politécnico-SP), Teólogo (Faculdade ESABI), Sociólogo (Faculdade Polis das Artes), Economista (Universidade São Paulo), Advogado (FACSAL/Universidade Brasil-S.A), Perito Judicial (Jurídico) nas áreas de Cálculos Trabalhistas/Contábeis | Engenharia em Avaliação de Imóveis - venda e locação - (Faculdade Beta). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *