Apenas 15% das empresas estavam preparadas para uma crise, afirma pesquisa

Apenas 15% das empresas estavam preparadas para uma crise, afirma pesquisa

Empreendedorismo feminino é afetado; Empresária dá dicas para conseguir se reerguer neste período

Mesmo com o crescimento de mulheres no mercado de trabalho, o empreendedorismo feminino ainda passa por algumas dificuldades. Não por acaso, esses problemas se intensificaram durante a pandemia do novo coronavírus. Assim, a maioria delas precisaram se reinventar e buscar formas de contornar as dificuldades financeiras desse momento.

De acordo com o Sebrae, as mulheres são as responsáveis pelo maior número de novos empreendimentos no Brasil e também são maioria quando o assunto é empreender por necessidade. Em contrapartida, mais da metade dos negócios fecham devido às dificuldades de gestão e falta de tempo para se dedicar à empresa. Enquanto isso, segundo dados da startup de gestão empresarial Chsys, apenas 15% das empresas brasileiras estavam preparadas para lidar com as consequências do novo coronavírus.

Tudo isso é um reflexo da sociedade que ainda precisa intensificar a conscientização e apoio às mulheres empreendedoras, já que, em diversos casos, além de se dedicar ao trabalho, elas precisam cuidar da família e lidar com jornadas duplas.

Apoio

Márcia Machado, empresária, mãe e diretora do Espaço Colaborativo Amor de Mãe, em BH, comenta que o principal meio de valorizar e incentivar o empreendedorismo feminino é por meio do apoio aos negócios locais. “Principalmente agora, com a pandemia do coronavírus, as mulheres precisam contar umas com as outras. Essa pandemia vai afetar negócios de todos os setores. As mulheres que já sofriam com algumas dificuldades poderão ter ainda mais problemas. Por isso, a sororidade se tornou ainda mais importante”, diz.

Planejamento

E, para quem possui algum negócio, Márcia destaca a importância do planejamento. “Para minimizar os impactos, é importante pensar em formas de sobreviver ao momento. Faça um planejamento estratégico levando em consideração o seu público, o seu produto, os gastos etc. Coloque tudo no papel! Veja onde é possível reduzir gastos e não tenha medo de se reinventar. Procure outros nichos e adapte o seu negócio”, indica.

Fonte: Márcia Machado, empresária, influenciadora digital e moderadora do Grupo Amor de Mãe BH. Casada, mãe de 2 filhos e boadrasta de 2 crianças.

Felipe de Jesus

Minicurrículo: apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista, graduado em Comunicação Social: Jornalismo pela Faculdade Estácio de Sá/MG | Pós-Graduado em Jornalismo Digital pela Faculdade São Camilo | Pós-graduado (Lato Sensu) em Relações Públicas - RP & Assessoria de Imprensa pela Faculdade E.M e Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação pela UEMC. Advogado pela UNIESP S.A./MG-SP - Pós-Graduado em Direito Empresarial - Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus/PR - Extensão em Prevenção e Solução Extrajudicial de Litígios Familiares/Responsabilidade Civil pela Escola Superior de Advocacia - OAB Nacional/ESA. É Economista pela UNP/SP | Teólogo pela ESABI/MG | Sociólogo pela Faculdade Polis das Artes - FPA/SP | Técnico em Publicidade pela IPED/SP | Perito & Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela Faculdade Beta Perícias/Pós-Graduação Jurídica | Atualmente cursa o Bacharelado em Farmácia (Ciências Farmacêuticas) pela Federal Educacional LTDA - UniFECAF - Centro Universitário. Tem duas obras literárias publicadas, sendo uma da área de Sociologia: Sociedade Conectada (2020) e outro na área Econômica: 10 Passos Para Alcançar a Estabilidade Financeira (2024).

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