Santuário do Caraça é opção para quem busca tranquilidade no Carnaval

Santuário do Caraça é opção para quem busca tranquilidade no Carnaval

Quem quiser garantir a hospedagem no local durante o feriado prolongado deve se adiantar, pois as vagas são limitadas

Se engana quem acha que o Carnaval, um dos feriados mais esperados, é sinônimo de festa e badalação para todo mundo. Isso, porque muitas pessoas acabam preferindo se afastar da agitação das grandes cidades para descansar em um local calmo e tranquilo. E é exatamente isso que o Santuário do Caraça (Estrada do Caraça, Km 9 – entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara) tem para oferecer. Do dia 21 a 25 de fevereiro, o complexo estará pronto para receber os turistas que escolherem o destino, com uma programação bem extensa de atividades que valem os cinco dias no local.

Márcio Mol, gerente geral do complexo Santuário do Caraça, comenta que o visitante que desejar conhecer as riquezas do local durante o Carnaval, se surpreenderá. “O hóspede que queira conhecer a fundo as belezas do Santuário do Caraça vai se empolgar durante os dias de Carnaval, pois no meio das trilhas seguras e de trajetos bem sinalizados, é possível ter contato direto com a biodiversidade local, algo maravilhoso e único.  As caminhadas em nossas trilhas valem muito a pena, pois, o Santuário possui uma vegetação rica e uma grande variedade de flores e piscinas naturais, que nesse verão caem muito bem para se refrescar e renovar as energias”, salienta.

Segundo o gerente geral do complexo Santuário do Caraça, além das caminhadas, os turistas que forem ao local durante o Carnaval, poderão conhecer a parte histórica do Caraça que é também um roteiro à parte. “Repleto de cultura e antiguidades históricas, o local possui diversos atrativos que vale conhecer, como a igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, que tem celebrações diárias de missas, e onde se vê o primeiro órgão de tubos fabricado no Brasil, uma extraordinária Santa Ceia, pintada pelo Mestre Ataíde, e belíssimos vitrais franceses, dos quais o maior foi presente do próprio Dom Pedro II. Dentro das ruínas do colégio, que foi tomado pelo fogo no ano de 1968, ficam o museu, no térreo, a biblioteca, no segundo andar, e, no terceiro, o auditório para conferências. É muita história em um só lugar e que vale a pena desbravar”, completa.

Gastronomia                                            

A gastronomia do Caraça é também mais um ponto que merece atenção especial dos visitantes, principalmente nesse período, já que lá tem delícias que conquistam o paladar de todos. Na adega, dá para ver o processo de produção do vinho tinto, do hidromel e dos fermentados de laranja, jabuticaba e morango. Há também a padaria, que fabrica pães, bolos e biscoitos, e a doceria, para doces, geleias e compotas. O queijo minas artesanal é uma das delícias mais procuradas no Santuário. É matéria prima de vários pratos da região em concursos e festivais gastronômicos.

O processo de fabricação existe há mais de 200 anos. A fabricação artesanal é feita por queijeiros locais, foi retomada em 2015 pelo Santuário do Caraça, que resgatou técnicas e produtos alimentares dos primeiros habitantes de Minas Gerais, com foco no desenvolvimento regional.

Hora do Lobo

Ao cair da noite, após o farto jantar preparado na excelente cozinha do Caraça, é a Hora do Lobo. Os hóspedes se sentam à frente da igreja, no adro, onde é colocada uma bandeja com pedaços de carne, ossos e frutas, e ficam à espera da aparição do visitante mais ilustre do Santuário, o Lobo-guará. O animal, que aparece cada noite para comer, é o símbolo da bela harmonia entre o homem e a natureza. O Santuário do Caraça está aberto todos os dias da semana, das 8h às 17h para visitação e 24 horas para hospedagens previamente agendadas. Para mais informações e reservas de quartos ou espaços para eventos, acesse o site https://www.santuariodocaraca.com.br

Santuário do Caraça

O Santuário do Caraça é uma das sete maravilhas da Estrada Real e possui mais de 12 mil hectares de Mata Atlântica, Campos Rupestres e Cerrado, com trilhas para os atrativos naturais, históricos e religiosos. Repleto de cultura e antiguidades históricas, o Centro Histórico do Santuário do Caraça possui diversos atrativos, como a igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, que tem celebrações diárias de missas e onde se vê o primeiro órgão de tubos fabricado no Brasil, uma extraordinária Santa Ceia, pintada pelo Mestre Ataíde, e belíssimos vitrais franceses, o maior dos quais foi presente do próprio Dom Pedro II.

Serviço

Santuário do Caraça

Local: Estrada do Caraça, Km 9 – Entre os municípios de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara – CEP 35960-000

Fácil acesso pelas rodovias BR 381 e MG 436, além do cômodo acesso por trem (Estação Dois Irmãos – Barão de Cocais)

Datas: 21 a 25 de fevereiro

Instagram: @santuariodocaraca

Taxa de entrada: a partir de R$ 12,00 (em dias de semana)

Mais informações:

Site com opções de hospedagens: https://www.santuariodocaraca.com.br

Instagram: @santuariodocaraca

Redacao

Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus | Editor e Administrativo é Jornalista (Faculdade Estácio de Sá - BH/MG), Publicitário (Instituto Politécnico-SP), Teólogo (Faculdade ESABI), Sociólogo (Faculdade Polis das Artes), Economista (Universidade São Paulo), Advogado (FACSAL/Universidade Brasil-S.A), Perito Judicial (Jurídico) nas áreas de Cálculos Trabalhistas/Contábeis | Engenharia em Avaliação de Imóveis - venda e locação - (Faculdade Beta). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *