Conheça as principais documentações, dicas de segurança e formas de evitar golpes ao adquirir um veículo

Comprar um carro é sempre uma decisão que exige muito planejamento e cuidado. E, hoje em dia, com o crescimento nas vendas de carros seminovos, é necessário ainda mais atenção. Afinal, quando realizada da maneira inadequada, a compra de um veículo pode acarretar uma longa lista de problemas.

Rosemary Moura, diretora financeira da Associação dos Revendedores de Veículos de Minas Gerais (ASSOVEMG), explica que, atualmente, os seminovos chamam muita atenção devido às facilidades e condições de compra impostas pela pandemia atual. “Ao contrário do que muita gente imagina, esse foi um bom período para disponibilizar melhores condições aos consumidores. Além disso, os próprios clientes estão indo em busca de um automóvel devido à nova realidade da sociedade que envolve a preocupação em se locomover com segurança e agilidade em meio a pandemia que nos atinge”, diz.

Crescimento na busca por veículos exige mais cuidados

Exatamente por ser um setor que está em crescimento, buscar formas seguras de completar o negócio é fundamental para evitar dor de cabeça. Afinal, ao perceber o aumento de vendas, é comum a ação de golpistas que desejam aproveitar o momento. Porém, a boa notícia, é que ao procurar locais seguros, é possível ficar tranquilo quanto a isso.

Glenio Júnior, presidente da ASSOVEMG, recomenda que o primeiro passo para evitar riscos é evitar as compras particulares – presenciais ou pela internet. “Ao comprar diretamente com uma pessoa física, sem a garantia de documentações exigidas para lojas credenciadas, o risco passa a ser muito maior. Pois, sem tais documentos, não é possível checar a procedência do veículo, histórico de multas, revisões obrigatórias, além de problemas mecânicos que podem surgir apenas após fechamento do negócio. Além disso, também existe a possibilidade de golpe em que a compra é fechada e o veículo nunca entregue”, alerta.

Portanto, buscar lojas credenciadas e especializadas é o melhor caminho. “Você pode pedir a certificação da ASSOVEMG diretamente ao local escolhido ou buscar em nosso site oficial todas os lojistas credenciados. Assim, você poderá ter certeza quanto a segurança do negócio, já que para tal certificação é obrigatória a verificação de toda a documentação exigida por lei”, garante Glenio.

Com a certificação da ASSOVEMG, as lojas também são orientadas a fornecer o Laudo Cautelar que é mais uma garantia quanto a segurança do veículo. “Em qualquer compra, exija esse documento, pois o Laudo Cautelar é uma espécie de carta de procedência em que constam informações como possíveis passagens por leilão, se o motor é realmente original, se o veículo passou por algum sinistro, dentre outras informações importantes para a sua segurança física e financeira”, completa. Além disso, Glenio acrescenta que é importante verificar as revisões realizadas antes de começar a utilizar o veículo.

Serviço

Para consultar os associados da ASSOVEMG, acesse:

assovemg.org.br/associados-assovemg/

Fontes: Glenio Júnior, presidente da Associação dos Revendedores de Veículos de Minas Gerais (ASSOVEMG), formado em gestão de negócios e 31 anos de experiência no mercado de seminovos, fundador da Alamo Motors há 23 anos. Diretor do Conselho Deliberativo da Fenauto.

Rosemary Moura, diretora financeira da ASSOVEMG (Associação dos Revendedores de Veículos de Minas Gerais). Formada em Letras, com pós-graduação em linguística e gestão de negócios pela PUC. Sócia da Top Marcas Veículos há 20 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *