Instituto Cervantes promove mostra de cinema online gratuita com obras experimentais de quatro países

Instituto Cervantes promove mostra de cinema online gratuita com obras  experimentais de quatro países

Filmes de jovens criadores estarão disponíveis na plataforma Vimeo entre 5 de setembro e 3 de outubro 

 

O Instituto Cervantes promove a mostra de cinema online gratuita “Abstracción en movimiento”, entre 5 de setembro e 3 de outubro, na plataforma Vimeo. Em colaboração com a PUNTO y RAYA, a programação conta com obras experimentais de quatro países e explora o abstrato e as possibilidades da imagem audiovisual. Destaca-se a mistura de técnicas tradicionais com as novas possibilidades do mundo digital.

 

A mostra apresenta curtas-metragens realizados por jovens participantes de workshops da plataforma internacional PUNTO y RAYA em centros do Instituto Cervantes em Praga, Tunes, Utrecht e Varsóvia, desde 2021. Com idade entre os 12 e os 16 anos, os participantes foram orientados por artistas e facilitadores especializados e dirigidos por Noel Palazzo e Ana Santos, diretores do Festival PUNTO y RAYA.

 

O resultado dos workshops foram filmes evocativos, com grande poder comunicativo, criados a partir de formas simples e técnicas de animação e ilusionismo, adaptadas às novas possibilidades oferecidas pelo mundo digital. O foco é a criação mais livre, onde a forma, a cor, o movimento e o som compõem mensagens evocativas.

 

“O Instituto Cervantes tem centros espalhados por diversos países e acreditamos nessa cultura do intercâmbio, assim nos fortalecemos e nos diversificamos. Essa mostra advém disso, é uma forma de nos conectarmos com o que tem sido feito em outros lugares, assim como também disseminamos o que é feito aqui”, comenta Eduardo Maura, diretor do Instituto Cervantes em Belo Horizonte.

 

Os curtas-metragens estarão disponíveis no canal de Vimeo do Instituto Cervantes durante uma semana, a partir das 10h da quinta indicada e até às 10h da quinta-feira seguinte.

 

SOBRE O INSTITUTO CERVANTES

 

O Instituto Cervantes é uma instituição criada pela Espanha em 1991 para promover, ensinar espanhol e difundir a cultura hispânica. A sede central se encontra em Madrid e em Alcalá de Henares (Madrid), cidade de nascimento do escritor Miguel de Cervantes. Ao longo de todo o ano, a sede em Belo Horizonte promove atividades gratuitas para os alunos viverem o espanhol, enquanto aprendem, de forma prática e conectada com a cultura espanhola.

 

O trabalho da instituição está dirigido por representantes do mundo acadêmico, cultural e literário do âmbito espanhol e hispano-americano. Em BH, colabora com museus, galerias, teatros, livrarias, editoriais e outras instituições culturais brasileiras, assim como espanholas e latino-americanas. Também colabora em todos os projetos culturais e do ensino do espanhol dirigidos conjuntamente com o Governo do Estado de Minas Gerais e com numerosas prefeituras do Estado.

 

SOBRE A PUNTO Y RAYA

 

A plataforma internacional é dedicada à promoção, educação e produção de arte audiovisual em seu estado mais puro: forma, cor, movimento e som, resgatando o espírito do Cinema Puro e Absoluto, formulado pela vanguarda européia na década de 1920. O festival homônimo teve suas primeiras edições na Espanha, mas desde 2014 tem sido realizado em diversos países, como Alemanha, Áustria e Islândia.

 

Com sete edições ‘sênior’ do Festival em seu currículo, o mais completo Catálogo Online e Centro de Recursos do gênero, uma comunidade grande e diversificada e uma plataforma de promoção que abrange mais de 50 cidades, PUNTO Y RAYA se consolidou como referência mundial em Arte Abstrata. Arte em movimento.

 

PROGRAMAÇÃO

 

5 a 12 de setembro – Live Visual Music

 

Para comemorar os cem anos do surgimento da animação abstrata através do que ficou conhecido como “Cinema absoluto”, celebrou-se em junho de 2021, a primeira oficina “Punto y Raya”, organizada pelo Instituto Cervantes em sua sede em Varsóvia. Os participantes, garotos com deficiência auditiva do Instituto Głuchoniemych, criaram e executaram ao vivo múltiplas silhuetas utilizando um instrumento visual construído por Gasull e programado em TouchDesigner.

 

Com o objetivo de gerar partituras visuais na mente dos espectadores, o grupo de alunos foi guiado pela artista plástica catalã Aurora Gasull para animar composições em forma e ritmo que se movem e evoluem no tempo: obras silenciosas em que se destaca a linguagem do cinema, a luz em movimento.

 

12 a 19 de setembro – Con ton y son

 

Em outubro de 2022, o Instituto Cervantes de Praga acolheu o workshop de animação abstrata “Muitos metros de filme”, no qual um grupo de crianças em idade escolar, liderado pelos artistas Laura Ginès e Pepon Meneses, realizou um filme coletivo emulando a técnica de animação sem câmara popularizada em meados da década de 1950.

 

Esta técnica teria exigido tiras de celulóide de 35 mm, mas devido ao custo e à complexidade técnica da sua projeção, os artistas optaram por simular o procedimento utilizando tiras de papel. Assim, trabalharam com marcadores, rolos e almofadas como fotogramas, fotografaram os fotogramas, editaram e projetaram, para criar um filme coletivo abstrato, em que jogam com o conceito de pontos e linhas em movimento.

 

19 a 26 de setembro – Gerações e o país do futuro

 

As cidades tunisinas de Tunes e Sousse foram o cenário de dois ateliers coordenados pelo Instituto Cervantes de Tunes com o título “Contra-linha e contraponto”, realizados em novembro de 2023. Alunos do Liceu Pierre Mendès France de Tunes e do Liceu Francês Internacional Mhamed Driss de Sousse foram orientados pelos fundadores da plataforma internacional Punto y Raya, Ana Santos e Nöel Palazzo, para criar duas obras abstratas audiovisuais inspiradas nos mosaicos clássicos que se encontram em alguns museus da Tunísia.

 

Inspirando-se nos mosaicos antigos que se encontram no Museu Nacional do Bardo ou no Museu Arqueológico de El Djem em Tunes; misturando temas da mitologia grega, cenas campestres, caçadas ou paisagens, do século III a.C. ao século V d.C., com jogos de formas, ritmos e composições mais geométricas, Gerações e O país do futuro propõem preciosas narrativas em que a natureza está sempre presente, apesar do alto grau de abstração na imagem.

 

26 de setembro a 3 de outubro – Fantasmagorías abstractas

 

Separadas por mais de quatro séculos, duas tecnologias tão diversas como o ilusionismo teatral e a informática encontram-se num diálogo audiovisual criado por alunos do ensino secundário do Visser’t Hooft Lyceum de Leiden (Países Baixos) sob a direção dos fundadores da plataforma internacional Punto y Raya, dedicada à produção, promoção e educação das artes audiovisuais no seu estado mais puro.

 

Este poderoso filme abstrato – nascido de um workshop realizado em dezembro de 2023 no Instituto Cervantes em Utrecht – foi criado quadro a quadro, desenhando diretamente no tablet utilizando os reflexos produzidos por um cone de quatro lados num ângulo de 45º em relação à superfície do ecrã.

 

O efeito fantasmagórico conhecido como “fantasma de Pepper” (do inglês Pepper’s ghost), que consiste em ver o reflexo da imagem real através da angulação de folhas de acetato e painéis de vidro, é fundido com a tecnologia informática do século XXI para criar um filme evocativo e emotivo, no qual unem-se forma, cor, movimento e som.

 

SERVIÇO

Mostra de cinema online “Abstracción en movimiento”

Data: 5 de setembro a 3 de outubro

Disponível em: https://vimeo.com/institutocervantes

 

Mais informações: belohorizonte.cervantes.es/es/default.shtm

instagram.com/institutocervantesbh/

Redacao

Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus | Editor e Administrativo é Jornalista (Faculdade Estácio de Sá - BH/MG), Publicitário (Instituto Politécnico-SP), Teólogo (Faculdade ESABI), Sociólogo (Faculdade Polis das Artes), Economista (Universidade São Paulo), Advogado (FACSAL/Universidade Brasil-S.A), Perito Judicial (Jurídico) nas áreas de Cálculos Trabalhistas/Contábeis | Engenharia em Avaliação de Imóveis - venda e locação - (Faculdade Beta). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *