Dezembro Vermelho: Reprodução assistida auxilia casais com HIV a terem filhos sem o vírus

Dezembro Vermelho: Reprodução assistida auxilia casais com HIV a terem filhos sem o vírus

Crédito foto: Leo Horta.

O mês de dezembro é marcado pelas atividades de conscientização e prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Além disso, tem o objetivo de reduzir o preconceito com os portadores da doença, que muitas vezes se sentem inibidos a procurarem tratamento por medo de discriminação.

Nesse sentido, os avanços da medicina reprodutiva têm permitido que casais sorodiscordantes, ou seja, aqueles em que um dos parceiros possui alguma doença transmissível, possam gerar bebês saudáveis.

No caso de homens portadores do vírus HIV e Hepatites B e C, é possível utilizar a técnica da “lavagem seminal”.  Essa técnica consiste em processos de centrifugação e ultra filtragem que separam os espermatozoides livres de contaminação do ambiente onde o vírus se concentra (o líquido seminal), possibilitando a utilização de gametas sadios para procedimentos como a inseminação artificial e fertilização in vitro (FIV).

Segundo o Dr. Ricardo Marinho, especialista em reprodução assistida da Huntington Pró-Criar, esse é o tratamento mais comum, sem contraindicação para a gestação, já que a mulher é sadia. “Por meio dessa técnica, o pai portador de HIV tem a possibilidade de gerar um filho sem que a mãe e o bebê corram riscos de serem contaminados”.

Quando a mulher está infectada, a situação é mais complexa, pois é necessário evitar a transmissão vertical, ou seja, da mãe para o feto. Os casos devem ser individualizados e avaliados por uma equipe multidisciplinar, que inclui, além do especialista em reprodução assistida, o infectologista e o obstetra. Diversos fatores devem ser avaliados antes de indicar o tratamento para engravidar, tais como o estado clínico e a carga viral da paciente.

Felipe de Jesus

Minicurrículo: apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista, graduado em Comunicação Social: Jornalismo pela Faculdade Estácio de Sá/MG | Pós-Graduado em Jornalismo Digital pela Faculdade São Camilo | Pós-graduado (Lato Sensu) em Relações Públicas - RP & Assessoria de Imprensa pela Faculdade E.M e Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação pela UEMC. Advogado pela UNIESP S.A./MG-SP - Pós-Graduado em Direito Empresarial - Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus/PR - Extensão em Prevenção e Solução Extrajudicial de Litígios Familiares/Responsabilidade Civil pela Escola Superior de Advocacia - OAB Nacional/ESA. É Economista pela UNP/SP | Teólogo pela ESABI/MG | Sociólogo pela Faculdade Polis das Artes - FPA/SP | Técnico em Publicidade pela IPED/SP | Perito & Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela Faculdade Beta Perícias/Pós-Graduação Jurídica | Atualmente cursa o Bacharelado em Farmácia (Ciências Farmacêuticas) pela Federal Educacional LTDA - UniFECAF - Centro Universitário. Tem duas obras literárias publicadas, sendo uma da área de Sociologia: Sociedade Conectada (2020) e outro na área Econômica: 10 Passos Para Alcançar a Estabilidade Financeira (2024).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *