Fabriciano discute a educação infantil
Com o objetivo de reafirmar a política para a educação na infância, retomando o percurso realizado desde 2005, foi realizado o 2º Encontro dos Educadores da Infância para os novos educadores tomarem conhecimento da trajetória e fazerem parte do coletivo de profissionais da rede.
O tema em discussão foi “Como construir uma Proposta de Educação que garanta o direito da infância a uma formação humana plena” que foi debatido pelo professor Dr. Miguel Arroyo e a professora Drª Marlene Araújo.
Neste encontro foi discutido o processo de elaboração coletiva dos Cadernos da Infância que contém a Proposta Pedagógica da rede municipal e sistematiza as experiências e os saberes dos/as educadores/as juntos às crianças da nossa rede.
Uma das tarefas da Secretaria é fortalecer e legitimar as práticas educativas que estão dando certo. Os Cadernos da Infância reúnem as experiências mais significativas dos profissionais da nossa rede e orientam as atividades pedagógicas para as crianças de 0 a 5 anos nos CMEIs e escolas municipais, explica a Coordenadora de Programas e Projetos da Prefeitura, Álen Carla.
Os Cadernos se constituem no material que orienta o trabalho dos educadores da rede, para além das diretrizes curriculares nacionais, porque retrata as infâncias reais da nossa cidade. É um documento que integra a fundamentação teórica com as experiências da rede que garantem direitos fundamentais no tempo da infância.
Os dados foram coletados e analisados com a orientação do prof. Miguel Arroyo e da profª Marlene de Araújo, responsável pela elaboração dos textos. O professor Miguel Arroyo acompanha a implementação das políticas de Educação, desde 2007, como consultor na construção da proposta pedagógica para infância em Fabriciano.