Proteínas vegetais: fontes, benefícios e como satisfazer as necessidades proteicas em uma dieta vegana
Saiba em quais alimentos encontrar a proteína vegana
Quando a alimentação vegana é colocada em pauta, há muitos questionamentos e o principal deles é em relação a quantidade de proteínas que são consumidas. Porque a restrição de produtos de origem animal, conhecidos por serem uma completa fonte proteica, requisita uma atenção maior na escolha de alimentos de origem vegetal que supram as necessidades de proteína de maneira efetiva.
Carolina Carvalho, chef vegana, conta que as fontes de proteína vegana são benéficas para qualquer tipo de dieta. “É muito importante diversificar o cardápio e obter os nutrientes necessários por meio de alimentos diferentes. Além de ser benéfica por contribuir para a redução de doenças cardiovasculares e diversos tipos de câncer, uma dieta à base de fontes de proteína vegetal também auxilia na manutenção do peso e no fortalecimento muscular”, diz.
Além disso, pequenas quantidades de carne podem agir como um veneno silencioso, inflando os percentuais das chances de doença. A Organização Mundial da Saúde já classificou carnes processadas, como salsichas, presunto e bacon, no grupo 1 de carcinogênicos, mesmo grupo em que estão os cigarros, amianto, radiação ultravioleta e álcool.
A maior vantagem de uma alimentação inclusiva, como a vegana, é proporcionar qualidade de vida e saúde, principalmente por ter sabores variados, muita criatividade, além de diversas possibilidades, em que o corpo se beneficia com melhor desempenho para manter a resistência às doenças. “O cardápio vegano além de saboroso, tem todos os nutrientes necessários que uma dieta precisa, em qualquer fase da vida, segundo a própria Academia de Nutrição e Dietéticos dos Estados Unidos, que é uma das mais respeitadas instituições do ramo”, ressalta a chef.
Onde encontrar as proteínas vegetais?
- Feijões;
- Açaí;
- Lentilha;
- Folhas verdes;
- Quinoa;
- Aveia;
- Oleaginosas;
- Chia;
- Tofu.
Fonte: Carolina Carvalho, publicitária e chef vegana desde 2014. Instagram @/futurocomcarol
Foto: Internet