Como as pequenas empresas podem se preparar para vender mais em 2022 através do marketing digital?

Como as pequenas empresas podem se preparar para vender mais em 2022 através do marketing digital?

Crédito | Imagem: Arquivo Pessoal.

Comprar pela internet já era uma tendência que vinha se consolidando nos últimos anos. No entanto, desde 2020, isso foi intensificado: a pandemia acelerou as mudanças de hábito dos consumidores. Mesmo quem resistia acabou cedendo às compras online. A Fundação Getúlio Vargas analisou dados divulgados pela Receita Federal e concluiu que os brasileiros realmente compraram mais pela internet durante a pandemia.

A We Are Social realiza relatórios anuais sobre tudo o que envolve o universo das mídias sociais. O último relatório demonstrou que, no Brasil, as pessoas passam em média 10h por dia conectadas à internet. O fechamento do comércio fez parte dos protocolos de contenção da Covid-19 e com isso, vários empreendedores sentiram a necessidade de se render ao online para conseguirem manter seus negócios.

Muitas empresas, porém, não sabem como utilizar a internet a seu favor na hora das vendas. “O marketing digital para as empresas vai muito além de ter uma conta ativa nas principais mídias sociais” é o que afirma o publicitário especialista em marketing, Guilherme Vital.

Mais acessível do que se imagina

Antigamente, as estratégias de venda de um serviço ou produto eram possíveis só para grandes marcas já consolidadas no mercado. Isso porque elas eram as únicas que conseguiam arcar com os custos da publicidade na mídia tradicional (jornais, revistas, rádio e tv). Com o marketing digital isso mudou: “pequenas empresas são capazes de conseguir bons resultados com baixo custo através de estratégias de tráfego pago”, garante Guilherme.

Apostar em estratégias de marketing digital é muito mais efetivo do que panfletar, por exemplo, já que “O marketing digital não é aleatório. Ele é planejado para um público específico e através da mensuração das métricas, conseguimos ter noção sobre a previsibilidade de vendas”, diz o especialista. Guilherme reforça que o ideal é que os pequenos empreendedores comecem 2022 investindo no crescimento de seus negócios e que isso seja feito de forma assertiva. “Para que isso seja possível precisamos levar em conta o objetivo da marca, o mercado e suas personas. Esse é o primeiro passo para se ter resultado com o marketing digital. E importante: não desistir. É preciso ter constância no trabalho digital”, finaliza.

Felipe de Jesus

Minicurrículo: apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista, graduado em Comunicação Social: Jornalismo pela Faculdade Estácio de Sá/MG | Pós-Graduado em Jornalismo Digital pela Faculdade São Camilo | Pós-graduado (Lato Sensu) em Relações Públicas - RP & Assessoria de Imprensa pela Faculdade E.M e Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação pela UEMC. Advogado pela UNIESP S.A./MG-SP - Pós-Graduado em Direito Empresarial - Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus/PR - Extensão em Prevenção e Solução Extrajudicial de Litígios Familiares/Responsabilidade Civil pela Escola Superior de Advocacia - OAB Nacional/ESA. É Economista pela UNP/SP | Teólogo pela ESABI/MG | Sociólogo pela Faculdade Polis das Artes - FPA/SP | Técnico em Publicidade pela IPED/SP | Perito & Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela Faculdade Beta Perícias/Pós-Graduação Jurídica | Atualmente cursa o Bacharelado em Farmácia (Ciências Farmacêuticas) pela Federal Educacional LTDA - UniFECAF - Centro Universitário. Tem duas obras literárias publicadas, sendo uma da área de Sociologia: Sociedade Conectada (2020) e outro na área Econômica: 10 Passos Para Alcançar a Estabilidade Financeira (2024).

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