Empreendedorismo feminino: candidata quer incentivar mulheres a ganharem independência financeira

Empreendedorismo feminino: candidata quer incentivar mulheres a ganharem independência financeira

Projeto de lei idealizado por Sil Pimentel tem como objetivo criar rede de incentivo para construção ou reconstrução de negócios femininos

O empreendedorismo feminino ganhou bastante destaque nos últimos anos. A necessidade de arcar com as despesas básicas, mas com o preconceito ainda presente na sociedade, faz com que diariamente mulheres idealizem o próprio negócio, principalmente após a maternidade.

De acordo com o Sebrae, cerca de 49% dos novos empreendedores brasileiros são mulheres. Enquanto isso, a entidade também aponta que mais de 20% dos negócios fecham antes de completar 2 anos de existência. Esse índice se refere, principalmente, à falta de planejamento e conhecimento sobre gestão empresarial.

O fato é que a maioria do público feminino empreende por necessidade e segundo Sil Pimentel, candidata a vereadora em Belo Horizonte, esse é o principal motivo para falta de preparação adequada. “Geralmente, elas se encontram em situações urgentes e optam por essa alternativa quando o mercado de trabalho não oferece outras opções. Infelizmente, quando não se tem conhecimento sobre o assunto, é comum não saber como gerir o negócio e lidar com necessidades básicas relacionadas a finanças e etc”, completa.

Por isso, a candidata reforça que o principal para elas é receber esse conhecimento e auxílio de qualidade enquanto tiram seu sonho do papel. “É necessário um conjunto de aprendizados que envolvem diversas partes do negócio”, acrescenta.

Projeto Escola de Empreendedora

Ao notar essa carência relacionada ao incentivo e apoio a mulheres empreendedoras, Sil Pimentel quer valorizar essa atividade e dar mais voz feminina no mundo empresarial. “Idealizamos o projeto ‘Escola de Empreendedora’ que tem como objetivo apoiar e fornecer o conhecimento necessário para mulheres que sonham em ter o próprio negócio. Além disso, queremos construir uma rede com profissionais com conhecimento na área que vão ajudá-las a recuperar o negócio caso já tenham começado sem esse planejamento”, diz.

A ideia é fornecer aulas de educação financeira, gestão, planejamento, dentre outras. “Também queremos ajudar nesse projeto, principalmente, mulheres em situação de vulnerabilidade que perderam sua fonte de renda devido a pandemia ou por outros motivos”, completa.

Para conhecer mais sobre o projeto e outras propostas de Sil Pimentel, acesse: @silpimentel_oficial no Instagram.

Fonte: Sil Pimentel (10.450), candidata a vereadora em Belo Horizonte, comunicadora e massoterapeuta.

Felipe de Jesus

Biografia: Felipe de Jesus é Jornalista graduado pela Faculdade Estácio de Sá/MG - Ano: 2007 | Pós-graduado (Lato Sensu) em Relações Públicas - RP & Assessoria de Imprensa pela Faculdade Educa Mundo - Ano: 2023 - e Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação & RP pela UEMC - Ano: 2015. Advogado formado pela UNIESP S.A./MG - Ano: 2019 - (aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB), com Pós-Graduação em Direito Empresarial - Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus/PR - Ano: 2022. Tem quatro cursos de "Extensão Universitária": Prevenção e Solução Extrajudicial de Litígios Familiares, Desjudicialização e o Futuro da Advocacia, Responsabilidade Civil e o curso Conceitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pela Escola Superior de Advocacia Nacional do Conselho Federal da Ordem dos Advogados (ESA/CFOAB) - Ano: 2024. É Perito/Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela Faculdade Beta Perícias/Pós-Graduação Jurídica - Ano: 2021. Economista formado pela UNP/SP - Ano: 2019 | Teólogo formado pela ESABI/MG - Ano: 2015 | Sociólogo formado pela Faculdade Polis das Artes - FPA/SP - Ano: 2016 | Tec.Publicidade formado pelo IPED/SP - Ano: 2019 | Engenheiro da Computação TI (Ciências da Computação) formado pela Federal Educação - Ano: 2023 & Engenharia de Prompts IA - Faculdade Metropolitana - Ano: 2025. Farmacêutico (Ciências Farmacêuticas) formado pela UNP - Ano: 2024. Faz o Doutorado (PhD) em Direito Empresarial & Trabalhista pela UNIB/UNICORP-INPI.GOV. É Tutor/Prof.Universitario (ferista/substituição) e tem dois Ebooks (livros): área Sociológica e Econômica: "Sociedade Conectada (2020)" - (ramo da Sociologia)- "10 Passos Para Alcançar a Estabilidade Financeira (2024)" - (ramo da economia).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *