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Entendendo o calendário comercial

Saiba como funciona esse calendário no setor da moda outono/inverno

O calendário comercial serve para que os empreendedores possam se preparar para adequar as estratégias de venda às datas que o público consumidor reconhece como diferenciadas do dia a dia, e também para as que não são tão conhecidas. Os períodos sazonais dentro de um mercado são visados por diferentes segmentações, e, por isso, as estratégias que irão favorecer o empreendimento devem ser elaboradas, com um tempo de antecedência, para se ter uma maior conquista dos consumidores.

Luciano Auto, Consultor e Estrategista de Marketing e Vendas, explica que antigamente o calendário comercial possuía poucas datas e era mais engessado. “O natal era o mais importante para o varejo, logo após o dia das mães e depois qualquer outra data. Com o passar do tempo esse cenário foi se transformando, e agora o dia dos namorados tem se destacado, pois são duas pessoas se presenteando. E a partir disso outras datas começaram a surgir, como a black friday e a semana do consumidor”, diz. O calendário comercial vem se modificando ao longo dos anos e vem trazendo essas novas datas e essas novas possibilidades.

Além disso, é possível aproveitar esse calendário em qualquer produto ou serviço. “Pois essas datas são importantes e onde você encontra o consumidor com maior propensão ao consumo. Existe um fato novo, seja presentear a mãe, seja presentear o pai, dia dos namorados. Ou no caso da semana do consumidor e black friday, produtos e momentos emocionais, com preços vantajosos. Isso gera tendência a compra, porque as pessoas sabem que aquela data vai passar e há a necessidade de comprar a lembrança, ou que aquela promoção vai acabar e o produto vai voltar para o preço normal. Esse senso de urgência é extremamente importante para alavancar  as vendas”, destaca Luciano.

O planejamento prévio  é um dos passos mais importantes, isso porque as datas não mudam. Elas vão sempre acontecer, todo ano. “É legal usar o cronograma reverso, que consiste em pegar a data que você vai trabalhar e planejar de lá para cá. Se você vai promocionar um produto específico, tem que ter o tempo de pedido para que a entrega seja feita em tempo hábil”, frisa o Consultor e Estrategista de Marketing.

Importância do calendário comercial com o foco no Outono/Inverno

As coleções são lançadas com uma temática específica e têm sua própria duração de tempo. É direcionada a um público específico e pode ser conceitual ou comercial. Para lançar suas coleções e acompanhar as tendências, o setor da moda criou um calendário baseado nas estações do ano, que foi dividido em duas épocas: outono/inverno e primavera/verão.

“Geralmente é em março  que é lançada a coleção de outono e abril tem o foco nas vendas.  Já em maio é lançada a coleção de inverno e junho segue com as vendas. Mas há casos em que elas são lançadas juntas: outono/inverno”, comenta Luciano

Nos meses de julho e agosto são os meses de promoção de peças do outono/inverno que não foram vendidas. Em setembro, há o lançamento da coleção primavera e em outubro a de verão. As coleções primavera/verão também podem ser lançadas de uma única vez. Novembro e dezembro ficam com o lançamento e venda da coleção de alto verão. É importante entender o ciclo da moda para acompanhar os lançamentos e tendências, planejar suas vendas e vender muito em cada temporada

Fonte: Luciano Auto – Consultor e Estrategista de Marketing e Vendas com mais de 20 anos de experiência.

Insta: @lucianoautoconsultor

YouTube: https://www.youtube.com/c/LucianoAuto

Foto: Fonte – Internet