Projeto Ecofreeze visa à economia de água e energia
O SENAI – Unidade Timóteo será muito bem representado na final da etapa nacional do Inova SENAI, que acontece no Distrito Federal, entre os dias 11 e 13 de novembro. Os alunos Filipe Domingues de Paula e Marcos Vinícius Alves da Costa, alunos dos cursos de manutenção mecânica e eletrotécnica, respectivamente, concorrerão com o ProjetoEcofreeze.
Ambos irão representar um grupo de alunos que trabalhou incessantemente no projeto criado há 1 ano. De acordo com Marcos Vinícius o grande desperdício de água e a ineficiência energética, foram os motivadores de desenvolvimento do projeto. “O ecofreeze é um adaptador de eficiência energética que ajuda fabricantes de bebedouros e indústrias que desejam resfriar a água potável de maneira mais eficiente, reduzindo significativamente o consumo de energia elétrica e permitindo o uso da água para outras finalidades”, explica.
O estudante encara o desafio com segurança. “A etapa nacional é bem concorrida, pois os melhores projetos do Brasil estarão lá, confio muito no nosso projeto, que visa à economia de água e energia, duas problemáticas enfrentadas em todo o mundo. Será desafiador, acredito que teremos grandes chances de conquistar o 1º lugar”.
De acordo com o gerente da Unidade, Telmo Bianchini, o objetivo do Inova SENAI é promover o empreendedorismo, a criatividade e a cultura de inovação por meio do desenvolvimento de projetos inovadores, desde a concepção, planejamento, execução até a apresentação para possíveis clientes. “É um orgulho para a Unidade ser representada nacionalmente através de um projeto com o foco na cultura de inovação, integrados à indústria e à comunidade”, destaca.
O Inova SENAI acontecerá em paralelo à Olímpiada do Conhecimento que também realiza a fase nacional, em Brasília.