Um grupo de 150 jovens de Ipatinga, estão se mobilizando em um projeto social que pretende arrecadar roupas, agasalhos e alimentos não perecíveis pelo whats app com pontos de recolhimento em diversas residências da cidade. Com as doações em mãos, os jovens vão as ruas em busca dos moradores de rua e de organizações não governamentais.
O projeto do grupo de Whats app PUB, Prosas & Remédios, conta com quase 150 voluntários. ‘Com o objetivo de que famílias carentes tenham uma noite mais quente’, um grupo de amigos se uniram pelo Whatsapp para arrecadar donativos e posteriormente, distribuí-los com um lanche bem consistente que tenha a cara desse inverno. Serão entregues: cobertores, blusas, meias, tudo que possa ajudar a aquecer quem não tem sequer pra onde ir.
Paulo Barros, 46 anos, idealizador do projeto, conta que a ideia do grupo “Campanha do Agasalho – Vamos ajudar”, como batizaram a ação, citou que tal projeto na verdade trataria apenas de um ¨Just in Time¨ (ação de última hora), mas, pela falta de tempo dos integrantes, só saiu do papel agora. “A ideia surgiu em uma conversa de amigos, na casa de uma das componentes do grupo, mas precisávamos de tempo para pesquisar e conversar com pessoas que já haviam feito algum trabalho parecido, para saber por onde começar”, conta.
A entrega prevista, será no dia 28 de junho a partir das 00:00hs, na cidade de Ipatinga (MG) podendo inclusive sofrer uma antecipação dessa mesma data para agilizar quem sabe, uma nova ação em outra cidade adjacente, Cel. Fabriciano (MG), essa ação contará também com apoio do 14 Batalhão da PMMG de Ipatinga para dar segurança ao grupo, onde os moradores de rua receberão agasalhos e roupas doados por diversas pessoas que se mobilizaram pela ação de solidariedade. “Já nos perguntaram se não temos medo de sermos recebidas com preconceito, mas acredito que, quando vamos com intuito bom, é difícil acontecer algo ruim. Então, estamos esperando a melhor das recepções”, finaliza Paulo Barros.
O Grupo
O grupo Whats app Pub Prosas & Remédios começou já a quase três meses, possuía outro nome e nasceu apenas para adicionar alguns amigos de uma roda de boteco bem como de encontros pelo Vale do Aço na noite. O idealizador e um dos administradores do grupo Paulo Barros conta que “a princípio, esse grupo era voltado somente para diversão e entretenimento dos mesmos, mas pensei: Porque então não começar a adicionar amigos de longa data, colegas de infância e amigos atuais seja do sexo masculino e feminino? Então tive uma idéia … Criar um nome bem peculiar, diferente que fizesse menção à todos os membros que eu fosse adicionando, ou seja, a maioria dos meus amigos de infância, que hoje são profissionais da saúde (médicos, enfermeiros), advogados, profissionais da educação (professores), profissionais da indústria farmacêutica (minha área de atuação já a 20 anos), engenheiros, empresários de diversas áreas de atuação além de amigos universitários e pessoas que venho conhecendo por onde passo, enfim, assim então, nasceu o grupo PUB, Prosas & Remédios, pois sempre tínhamos um PUB (barzinho ou um local preferido para nos encontrar) Prosas (muito papo pra se por em dia) e Rémedios (fiz uma menção por termos a presença de médicos e profissionais da indústria farmacêutica brasileira e do exterior que atuam aqui no Brasil)”.