Ícone do site Conteúdo Mineiro

Ambulância do Samu para Fabriciano

A prefeita Rosângela Mendes e o vereador Marcos da Luz receberam a chave da ambulância doada pelo Governo do Estado ao município de Coronel Fabriciano. Ao todo, são 143 veículos entregues para 105 municípios da região Leste e Nordeste de Minas. Realizada em Ipatinga, a cerimônia contou com a presença do governador Fernando Pimentel. Os veículos serão utilizados na área da saúde, em um investimento, segundo Pimentel, de R$ 7,2 milhões na compra dos carros. Estiveram presentes na cerimônia mais de 100 prefeitos, além de secretários de saúde, representantes de órgãos públicos e organizações não governamentais.

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, entregou em Belo Horizonte, 24 ambulâncias a 11 municípios e três consórcios de saúde, que contam com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). Ao lado do secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, Pimentel ressaltou a relevância do serviço para atendimentos de urgência e emergência e os investimentos feitos pela sua gestão para aprimorar a área.

“Temos um carinho muito grande pelo Samu, porque a gente contribuiu para a criação deste serviço. Somos testemunhas desse serviço inestimável. O atendimento do Samu, com toda a certeza, contribuiu para aumentar a expectativa de vida da população”, afirmou o governador, lembrando sua participação, em 1993, na criação do Samu pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), quando era secretário municipal da Fazenda.

Fernando Pimentel destacou os recentes convênios assinados por ele para implantar Samus regionais em Minas Gerais. “Esse carinho que temos com o Samu nos levou, nesse primeiro ano, a ter uma preocupação em renovar as frotas. Assinamos quatro novos convênios com consórcios para implantar Samus regionais em Uberlândia, Ipatinga, Divinópolis e Governador Valadares”, explicou.

Esses quatro municípios serão a base do serviço e atenderão outras 167 cidades. “Aos poucos, nós vamos chegar com atendimento do Samu aos 853 municípios de Minas Gerais. Acho que isso é um dever nosso, é um compromisso do governo cuidar da saúde como prioridade absoluta”, completou o governador.