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Planejamento Estratégico de Comunicação e Branding para as marcas e empresas em 2024: ainda dá tempo de planejar?

Para criar uma estratégia eficaz, é crucial investir tempo, energia e concentração na identificação de oportunidades de mercado, compreendendo profundamente as mudanças nas percepções, comportamentos e necessidades dos consumidores.

A comunicação representa um elemento fundamental para o eficiente desempenho de uma empresa. Assim como acontece nos setores de finanças, vendas, recursos humanos, entre outros, é vital estabelecer um planejamento específico para essa área. Segundo uma pesquisa conduzida em 2019 pelo Project Management Institute (PMI),  64% das empresas no Brasil enfrentam desafios significativos na hora de se comunicar. A comunicação eficaz é essencial para alcançar o público-alvo e construir relacionamentos sólidos com os clientes.

Para elaborar uma estratégia eficaz, é crucial investir tempo, energia e concentração na identificação de oportunidades de mercado, compreendendo profundamente as mudanças nas percepções, comportamentos e necessidades dos consumidores. Bruna Mendes, publicitária e mestre em comunicação, com especialização em Branding, destaca que todos esses esforços podem ser em vão sem a definição clara de objetivos. “O sucesso de uma marca está  diretamente ligado à formulação de metas específicas. A partir desses objetivos, é possível desenvolver estratégias que permitam que a marca se relacione com os clientes e construa uma relação de confiança a partir da sua comunicação. Para isso, explorar ferramentas que exploram a comunicação verbal e não verbal, é capaz de construir lembrança na mente dos consumidores. Isso se faz com um cronograma consistente. Um plano estruturado com diretrizes da marca, são guia para uma atuação bem-sucedida junto aos stakeholders”, diz.

Além disso, o planejamento de comunicação que considera ações de branding, vai além de uma formalidade corporativa. Ele representa o roteiro que delineia o caminho para o sucesso nos negócios. Funciona como uma bússola, orientando a estratégia, as táticas e a alocação de recursos. “A construção desse plano oferece a oportunidade de uma avaliação criteriosa do ambiente competitivo, que imprime os diferenciais necessários para que aumente percepção de valor da marca, e como consequência, diminui a barreira de preço e considera o potencial do mercado, sugerindo caminhos não explorados para melhor alocação de recursos para a escolha assertiva dos canais de comunicação que conversem com o público da marca”, completa a especialista.

Benefícios do planejamento  estratégico de comunicação e branding 

Fonte: Bruna Mendes – publicitária e mestre em comunicação, com especialização em Branding pela Universidade do Porto. Trabalha com projetos de branding e com direção criativa voltada para construção de narrativas com o foco em marcas pessoais. Site: www.brunamendes.co – Instagram: @brumenddes

Foto: Acervo Pessoal | Divulgação