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Projeto Sonastério Ilumina lança nova edição com o pop rock da banda Daparte, no dia 31 de maio, em streaming e no youtube

Daparte – Foto André Greco.

 

Projeto promove imersão de bandas nas montanhas de minas, no Estúdio Sonastério, que é registrada em mini docs

O Sonastério ilumina lança no dia 31 de maio uma nova temporada, dessa vez com os jovens mineiros da banda Daparte. No projeto, a produtora recebe artistas que ficam em imersão criativa nas montanhas de Minas Gerais para gravar novas versões ao vivo de suas músicas. A experiência é registrada e um minidocumentário contendo entrevista exclusiva, making-off e seis músicas, que oferecem ao público uma nova perspectiva, em alta qualidade audiovisual, das músicas em formato de live sessions.

Para esta edição, o projeto apresenta músicas do segundo disco, FUGADOCE, incorporado a um quarteto de cordas em uma sessão intimista e elementos acústicos em versões ao vivo no Sonastério, com novos arranjos das músicas “Calma”, “Farol”, “Iaia”, “Nunca fui desse lugar”, “Queria eu” e “Você Gosta Dela”. Todo o conteúdo fica disponível nas principais plataformas digitais e o minidoc completo no canal do Sonastério no Youtube.

A banda de pop rock Daparte (Selo Rockambole) é formada por João Ferreira (vocal e violão e guitarra), Juliano Alvarenga (vocal e violão e guitarra), Bernardo Cipriano (backing vocal e teclado), Daniel Crase (bateria) e Túlio Lima “Cebola” (backing vocal e baixo). O grupo possui dois discos lançados – “Charles” (2018) e “Fugadoce” (2021) -, além de singles variados, entre eles as canções “Nunca Fui Desse Lugar” (com participação da banda Lagum) e “Tira Roupa”, uma collab feita em parceria com os companheiros de selo d’O Grilo.

Bruno Barros, diretor da produtora, explica que a participação da banda Daparte é muito especial e que o grupo é uma das apostas musicais da produtora. “Antes do Sonastério inaugurar oficialmente, em 2017, a gente fez uma gravação com a Daparte. Eu já conhecia o pessoal do Skank, e como o Juliano é filho do Samuel Rosa, e o Bernardo, filho do Renato Cipriano, que é quem fez a acústica do estúdio, temos uma relação muito antiga. Então foi a primeira banda que a gente gravou aqui, o primeiro disco. Acreditamos muito no potencial deles, eles têm tudo para fazer história na música brasileira”, destaca.

O integrante da banda, João Ferreira, destaca que, como parte da cena belo-horizontina atual, se sente muito bem acolhida pelo Sonastério. “Nosso primeiro disco foi gravado lá, existe uma relação de carinho das duas partes. Participar do Sonastério ilumina nos trouxe muita alegria. A gente sabe que tudo que sai do Sonastério sempre tem uma qualidade absurda, com visuais maravilhosos. Nós como banda Belo-horizontina que viaja o Brasil todo, sabemos como o estúdio é uma referência para músicos de todo país e temos muito orgulho de ter essa relação de amizade com o estúdio e um projeto gravado com tanta qualidade num lugar de referência”, destaca.

“Estamos muito felizes de mostrar músicas que lançamos no nosso segundo disco com uma roupagem diferente, para não falar das cordas… Foi uma grande oportunidade de realizarmos um sonho ao fazer um arranjo com cordas ao vivo, eu mesmo escrevi um arranjo com a ajuda da Orquestra de Ouro Preto e do Rodrigo Garcia. O Bruno ter apoiado essa empreitada foi importante para a realização deste sonho também.”, celebra.

Sobre o Sonastério ilumina

Com estúdio próprio nos arredores de Belo Horizonte, a produtora Sonastério surgiu em 2017 com uma estrutura acima dos padrões de qualidade do mercado audiovisual brasileiro. O Sonastério é uma obra de arte em si, cravado nas montanhas de Minas Gerais, e oferece ao artista uma experiência única: um lugar para o escape da vida cotidiana no qual ele possa verdadeiramente se dedicar à sua obra, com todos os elementos técnicos necessários para que o resultado final seja de excelência.

“A ideia do ilumina existe desde a criação do Sonastério. O estúdio foi construído pensando em projetos como este, temos cinco salas de gravação, nas quais podemos gravar simultaneamente. Todo o estúdio foi construído do zero e já pensado também para o trabalho em vídeo, com estrutura pra isso. E eu sou muito fã de live sessions, quando a banda faz um show, com a energia do som ao vivo, mas dentro do estúdio, onde tem um ambiente controlado e a qualidade do áudio é muito superior. O ilumina é neste formato e tem um grande diferencial, cada artista tem um projeto customizado. Buscamos entender a essência, a identidade visual e a estética dele e trabalhar isso no episódio. Cada episódio tem uma iluminação diferente, um roteiro e uma cenografia únicos. Eu não conheço outro projeto de live session que faça isso”, conta Bruno Barros, diretor da produtora.

Já participaram do Sonastério ilumina artistas como Zeca Baleiro, Djonga, Maro, Maneva, Francisco, El Hombre, Zeeba, Lamparina, Mariana Cavanellas, Paulo Novais, entre outros. Os mini-documentários são acoplados às músicas, com um estilo mais lúdico, artístico e ficam disponíveis no youtube da produtora (youtube.com/@sonasterio). As faixas também ficam disponíveis em streaming.

Dentre os convidados, a curadoria busca três perfis: artistas já consagrados, com uma carreira sólida; cantores ou bandas que estão numa crescente, sendo reconhecidos pelo mercado; e artistas que estão começando a despontar, as apostas da produtora. “Queremos abranger estilos diversos, sempre com a premissa de ser uma boa música. Todos os estilos musicais têm boas músicas, temos um cuidado de avaliar o som, se o artista sabe performar ao vivo, isso é muito importante pro resultado do produto, se ele é afinado, se a banda toca bem junto. Mas não temos preconceitos com estilos específicos, inclusive porque temos o objetivo de mesclar os públicos. Enquanto uma plataforma que tem uma curadoria para a boa música, queremos democratizá-la. O público do Djonga pode chegar nela e conhecer o Zeca Baleiro, por exemplo”, defende o diretor.

O alto padrão de qualidade, praticado em todos os projetos da produtora, também aparece na série ilumina, que vem para ser perene. “A gente sempre brinca que quer ser o novo acústico MTV, o melhor produto audiovisual brasileiro para marcar uma geração mesmo.  Nosso objetivo é marcar as pessoas, levar os fãs de música para dentro da plataforma, queremos que elas entrem no canal e descubram um artista novo, que consumam música lá. Esse projeto é para sempre”, finaliza Bruno.

O projeto Sonastério ilumina é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cemig.

 

Mais informações:

www.sonasterio.com.br

Instagram.com/sonasterio