Ícone do site Conteúdo Mineiro

SESI comemora 70 anos e apresenta “RACE”, em Ipatinga

Peça trata da violência contra a mulher, abuso de poder e racismo

 

No ano em que o Serviço Social da Indústria – SESI completa setenta anos, os industriários e a comunidade são presenteados com o projeto “SESI no Palco”.

Com três temporadas de sucesso no Rio de Janeiro e circulação pelo SESI – RJ, a peça “RACE”, foi apresentada gratuitamente ao público do Vale do Aço nessa quinta-feira, 23/03, no Instituto Cultural Usiminas.

Essa é a segunda peça da Trilogia Mamet, com mais um texto inédito trazido e idealizado pela Cia. Teatro Epigenia. “RACE”conta os bastidores da construção da defesa de um homem branco acusado de estuprar uma jovem, adulta, negra.

O espetáculo, elogiado pela crítica especializada e com grande sucesso de público, foi indicado ao prêmio Shell 2016, para melhor ator (Gustavo Falcão).

Um dos mais respeitados dramaturgos norte-americanos, David Mamet, que também é roteirista e diretor se tornou um ícone com seus textos densos, ágeis e precisos, chegando a ganhar o Pulitzer em 1984. Mamet costuma abordar em seus trabalhos questões atuais e pontos de vista controversos. Com uma reconhecida capacidade de lidar com as palavras e construir enredos, a linguagem tem centralidade em sua obra. Os filmes e peças de Mamet se dirigem a questões extremamente cáusticas da sociedade.

Luciano Araújo, presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, recepcionou os convidados e parabenizou o SESI.  “São 70 anos de atuação nas áreas de saúde e segurança, educação, esporte, lazer e cultura. Esse espetáculo é um presente do Sistema FIEMG a classe industrial e a comunidade do Vale do Aço, retribuindo a importância da região, pela sua participação no PIB Industrial de Minas Gerais”, destacou. Na oportunidade, Araújo convidou os presentes a prestigiar nos dias 8 e 9 de abril o XTerra etapa Vale do Aço, uma promoção da FIEMG Regional Vale do Aço.

 

SESI no palco

 

O projeto SESI no Palco é uma iniciativa do SESI – MG com o objetivo de oferecer aos principais pólos e cidades industriais de Minas Gerais uma programação artístico-cultural para os trabalhadores da indústria e seus dependentes, contribuindo, assim, para a ampliação do relacionamento entre as entidades envolvidas, bem como da qualidade de vida das pessoas na indústria do estado.

Fotos: Elvira Nascimento