Higor Gomes – Foto Jessica Senra.
Além de assessorias para projetos cinematográficos, programação engloba masterclasses e oficina para adolescentes
Com o objetivo de fomentar novas narrativas no cinema de Belo Horizonte ea Região Metropolitana, acontece de 22 a 28 de abril, em parceria com o Instituto Cervantes, a 1º SemanaLab. O evento é um espaço de formação audiovisual e laboratório para projetos cinematográficos em fase de desenvolvimento, realizados por pessoas negras. Além de oferecer assessorias a sete projetos selecionados, a SemanaLab promove masterclasses abertas ao público, com inscrições até o dia 21 de abril, e uma oficina para adolescentes.
“A parceria com o Instituto Cervantes vem para reforçar o nosso objetivo de unir formação, arte e cultura, pensando em possibilidades de intercâmbio e ampliação de conhecimento. É muito importante que tenhamos apoio de empresas e instituições que pensam o cinema como expressão cultural e artística, e se preocupam em gerar novos realizadores, produtores e fazedores de cultura no nosso país” comenta Fernanda Vidigal, idealizadora e produtora do 1º SemanaLab.
Na parte da manhã, a programação de todos os dias inicia-se no Instituto com as masterclasses, que percorrem diferentes fases e áreas da criação de um filme: produção, roteiro, direção, fotografia, som, edição e distribuição. Os encontros discutem desde o planejamento criativo aos processos que englobam a distribuição de filmes independentes. As masterclasses serão ministradas por Fernanda Vidigal, Renata Martins, Everlane Moraes, Juh Almeida, Priscila Alves, Iris de Oliveira e Daniel Queiroz.
À tarde, no mesmo local, acontecem as assessorias individuais e coletivas aos projetos, que já foram selecionados e divulgados. Os assessores serão Tatiana Carvalho Costa, pesquisadora e presidenta da APAN (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro); e Higor Gomes, cineasta e sócio-fundador da produtora Ponta de Anzol Filmes.
“O projeto surge da necessidade de ter em Belo Horizonte um espaço formativo para realizadores negros. Em Belo Horizonte, possuímos alguns espaços que promovem a formação na área cinematográfica, mas nenhum que possui um recorte racial. Entender a realidade de uma pessoa negra que está desenvolvendo um projeto audiovisual é necessário para propor medidas de fato inclusivas para que essas pessoas possam participar dos eventos” continua a idealizadora.
A programação contempla ainda estudantes de escolas públicas, com a oficina “O que é cinema para nós?”, ministrada por Arthur Medrado, doutor em Cinema e Audiovisual pelo PPGCine/UFF. A atividade acontece no Cine Santa Tereza e introduz discussões sobre a dominação que cerca a produção cinematográfica, trazendo um olhar decolonial para o que é o cinema.
A 1ª SemanaLab é produzida pela Carapiá Filmes e Quiabo Produções com patrocínio do Banco BS2 com apoio do Instituto Cervantes Belo Horizonte, e foi aprovado na Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, projeto 1384/2022.
PROGRAMAÇÃO
22/04 – Segunda-feira: Masterclass Produção
A Semana Lab começa com a Masterclass de Produção, ministrada por Fernanda Vidigal. No encontro, o aluno aprenderá sobre planejamento criativo e executivo de um projeto, desde a ideia à audiência. A produtora criativa e executiva percorrerá os processos de documentação e ferramentas para tornar o projeto viável e com boa execução. A aula ainda menciona os espaços para desenvolvimento de projetos, fundos municipais, estaduais, federais e internacionais.
Fernanda é graduada em Cinema e Audiovisual pelo Centro Universitário UNA (2014) e especializada em Produção de Cinema na Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV), em Cuba (2020).
23/04 – Terça-feira: Masterclass Roteiro
Renata Martins, formada em cinema pela universidade Anhembi Morumbi e Pós Graduada em linguagens da Arte pela USP, aborda as estruturas convencionais de roteiro e como quebrar as regras na escrita. Além de criação de personagens, evolução dramática, diálogos e inspirações, apresenta ferramentas e formas de trabalho individuais e coletivas.
Renata é criadora da premiada Web Série “Empoderadas”, roteirista da série “Pedro e Bianca” e da novela Malhação “Viva a Diferença”, ambas vencedoras do Emmy Kids Internacional.
A atividade contará com intérprete de Libras.
24/04 – Quarta-feira:
Masterclass Direção
Na quarta-feira, a Masterclass de Direção é ministrada por Everlane Moraes, especializada em direção de documentário pela Escuela Internacional de Cine y TV (Cuba). Na oportunidade, traz questões filosóficas no cinema, com o intuito de proporcionar uma aproximação às questões que envolvem o universo da autora e diretora e suas decisões éticas, estéticas e políticas no momento de filmar – estimulando novos olhares e a construção de um “cinema-espelho”.
Oficina “O que é cinema para nós?”
Voltado para o público jovem, a oficina busca introduzir o que é cinema, de forma decolonial, e suas possibilidades como forma de expressão e representação em busca de criar novos imaginários profissionais e de fabular novas possibilidades de vida. Partindo do pensamento de Med Hondo, quando este diz: “Ao redor do mundo, quando as pessoas utilizam o termo ‘cinema’, todas estão se referindo, de forma mais ou menos consciente, a um único cinema, que por mais de meio século foi criado, produzido, industrializado, programado e, então, exibido nas telas do mundo: o cinema euro-americano. Esse cinema foi imposto, gradativamente, a um conjunto de povos dominados. Sem meios de proteger suas próprias culturas, esses povos foram sistematicamente invadidos por produtos cinematográficos diversos e habilmente articulados. As ideologias desses produtos nunca ‘representam’ suas personalidades, seus modos de vida coletiva ou privada, seus códigos culturais ou, ainda, um mínimo reflexo de suas ‘artes’ específicas, seu modo de pensar, de se comunicar – em suma, sua própria história… sua civilização”.
25/04 – Quinta-feira: Masterclass Fotografia
A masterclass de Juh Almeida conta com diversos módulos: introdução de direção de fotografia cinematográfica; iluminando a pele negra – uma análise do filme “Moonlight”; a kodak e os efeitos das Shirley cards na contemporaneidade; a semiótica e a composição das cenas.
Juh Almeida nasceu na Bahia, e hoje transita entre São Paulo e Rio de Janeiro. Graduou-se no Bacharelado Interdisciplinar em Artes com concentração em Cinema pela Universidade Federal da Bahia e especializou em direção de fotografia pela Bucareste Ateliê de Cinema.
26/04 – Sexta-feira: Masterclass Som
Na quinta-feira, Priscila Alves, técnica e diretora de som, irá discutir sobre a importância da construção sonora na narrativa, possibilidades de recursos e técnicas.
27/4 – Sábado: Masterclass Edição
Iris de Oliveira convida os participantes para refletir sobre a prática de montagem como garimpo, esculpo, escavação e revelação de camadas, além de ação criativa de composição de discursos a partir de imagens, sons, ritmos, pausas, trilha, silêncios, falas, argumentos, limites visíveis e invisíveis. A aula demonstra como a prática é uma missão exaustiva que exige muitas horas programadas de trabalho, qualificação, paciência, comprometimento, sensibilidade, repertório e organização. A(O) profissional de edição é o(a) parceiro(a) íntimo(a) da Direção, responsável por encontrar a melhor forma de oferecer uma narrativa que atraia o interesse do público.
Iris é formada em Cinema e atua na área de audiovisual há mais de 16 anos. Possui experiência profissional em montagem (10 longas metragens), curtas-metragens, documentais musicais, experimentais, elaboração de projetos para audiovisual, criação de roteiro, arte-educação, fotografia, TV e WEB. É pesquisadora do gênero documentário e seus hibridismos, cinema experimental, artes visuais e produções de cineastas negros.
28/04 – Domingo: Masterclass Distribuição
No domingo, a Masterclass Distribuição é com Daniel Queiroz, que iniciou sua trajetória no cineclubismo, na década de 1990, e hoje é diretor da distribuidora mineira Embaúba Filmes e da plataforma de streaming Embaúba Play, especializada em cinema brasileiro contemporâneo. A partir da sua experiência, compartilha sobre os processos que englobam a distribuição de filmes independentes, passando por análise de mercado, audiência, perfil dos filmes, elaboração de rotas de festivais e estratégia de lançamento.
SOBRE O INSTITUTO CERVANTES
O Instituto Cervantes é uma instituição criada pela Espanha em 1991 para promover, ensinar espanhol e difundir a cultura hispânica. A sede central da instituição se encontra em Madrid e em Alcalá de Henares (Madrid), cidade de nascimento do escritor Miguel de Cervantes.
O trabalho do Instituto Cervantes está dirigido por representantes do mundo acadêmico, cultural e literário do âmbito espanhol e hispano-americano. Em Belo Horizonte colabora com museus, galerias, teatros, livrarias, editoriais e outras instituições culturais brasileiras, assim como espanholas e latino-americanas. Também colabora em todos os projetos culturais e do ensino do espanhol dirigidos conjuntamente com o Governo do Estado de Minas Gerais e com numerosas prefeituras em nosso Estado.
SERVIÇO
1º SemanaLab
Data: 22 a 28 de abril
Horário: 9 às 17h
Local: Instituto Cervantes
Rua dos Inconfidentes, 600
Savassi – Belo Horizonte – MG
Inscrições para masterclasses: https://forms.gle/
Até o dia 21 de abril
Mais informações: instagram.com/
instagram.com/semana.
Programação
22/4 (segunda-feira)
9h às 12h – Masterclass Produção
com Fernanda Vidigal
14h às 17h – Assessorias Individuais com Tatiana Carvalho
Local: Instituto Cervantes
23/4 (terça-feira)
9h às 12h – Masterclass Roteiro
com Renata Martins
*Atividade com intérprete de Libras
14h às 17h – Assessorias Individuais com Higor Gomes
Local: Instituto Cervantes
24/4 (quarta-feira)
9h às 12h – Masterclass Direção
com Everlane Moraes
14h às 17h – Assessorias Grupo 1 – com Tatiana / Grupo 2 – com Higor
Local: Instituto Cervantes
9h às 12h – Oficina O que é cinema para nós?
com Arthur Medrado
Local: Cine Santa Tereza
25/4 (quinta-feira)
9h às 12h – Masterclass Fotografia
com Juh Almeida
14h às 17h – Assessorias Grupo 2 – com Tatiana / Grupo 1 – com Higor
Local: Instituto Cervantes
26/4 (sexta-feira)
9h às 12h – Masterclass Som
com Priscila Alves
14h às 17h – Preparação para apresentação oral – Todos os projetos com Tatiana e Higor
Local: Instituto Cervantes
27/4 (sábado)
9h às 12 – Masterclass Edição
com Iris de Oliveira
14h às 17h – Reuniões Individuais de cada projeto com o Designer Gráfico para a preparação do One Sheet
Local: Instituto Cervantes
28/4 – Domingo
9h – 12h – Masterclass Distribuição
com Daniel Queiroz da Embaúba Filmes
14h – 17h – Apresentação dos Projetos (aberto ao público)
Local: Instituto Cervantes