Ícone do site Conteúdo Mineiro

Instituto Cervantes promove mostra de cinema online gratuita com obras experimentais de quatro países

Filmes de jovens criadores estarão disponíveis na plataforma Vimeo entre 5 de setembro e 3 de outubro 

 

O Instituto Cervantes promove a mostra de cinema online gratuita “Abstracción en movimiento”, entre 5 de setembro e 3 de outubro, na plataforma Vimeo. Em colaboração com a PUNTO y RAYA, a programação conta com obras experimentais de quatro países e explora o abstrato e as possibilidades da imagem audiovisual. Destaca-se a mistura de técnicas tradicionais com as novas possibilidades do mundo digital.

 

A mostra apresenta curtas-metragens realizados por jovens participantes de workshops da plataforma internacional PUNTO y RAYA em centros do Instituto Cervantes em Praga, Tunes, Utrecht e Varsóvia, desde 2021. Com idade entre os 12 e os 16 anos, os participantes foram orientados por artistas e facilitadores especializados e dirigidos por Noel Palazzo e Ana Santos, diretores do Festival PUNTO y RAYA.

 

O resultado dos workshops foram filmes evocativos, com grande poder comunicativo, criados a partir de formas simples e técnicas de animação e ilusionismo, adaptadas às novas possibilidades oferecidas pelo mundo digital. O foco é a criação mais livre, onde a forma, a cor, o movimento e o som compõem mensagens evocativas.

 

“O Instituto Cervantes tem centros espalhados por diversos países e acreditamos nessa cultura do intercâmbio, assim nos fortalecemos e nos diversificamos. Essa mostra advém disso, é uma forma de nos conectarmos com o que tem sido feito em outros lugares, assim como também disseminamos o que é feito aqui”, comenta Eduardo Maura, diretor do Instituto Cervantes em Belo Horizonte.

 

Os curtas-metragens estarão disponíveis no canal de Vimeo do Instituto Cervantes durante uma semana, a partir das 10h da quinta indicada e até às 10h da quinta-feira seguinte.

 

SOBRE O INSTITUTO CERVANTES

 

O Instituto Cervantes é uma instituição criada pela Espanha em 1991 para promover, ensinar espanhol e difundir a cultura hispânica. A sede central se encontra em Madrid e em Alcalá de Henares (Madrid), cidade de nascimento do escritor Miguel de Cervantes. Ao longo de todo o ano, a sede em Belo Horizonte promove atividades gratuitas para os alunos viverem o espanhol, enquanto aprendem, de forma prática e conectada com a cultura espanhola.

 

O trabalho da instituição está dirigido por representantes do mundo acadêmico, cultural e literário do âmbito espanhol e hispano-americano. Em BH, colabora com museus, galerias, teatros, livrarias, editoriais e outras instituições culturais brasileiras, assim como espanholas e latino-americanas. Também colabora em todos os projetos culturais e do ensino do espanhol dirigidos conjuntamente com o Governo do Estado de Minas Gerais e com numerosas prefeituras do Estado.

 

SOBRE A PUNTO Y RAYA

 

A plataforma internacional é dedicada à promoção, educação e produção de arte audiovisual em seu estado mais puro: forma, cor, movimento e som, resgatando o espírito do Cinema Puro e Absoluto, formulado pela vanguarda européia na década de 1920. O festival homônimo teve suas primeiras edições na Espanha, mas desde 2014 tem sido realizado em diversos países, como Alemanha, Áustria e Islândia.

 

Com sete edições ‘sênior’ do Festival em seu currículo, o mais completo Catálogo Online e Centro de Recursos do gênero, uma comunidade grande e diversificada e uma plataforma de promoção que abrange mais de 50 cidades, PUNTO Y RAYA se consolidou como referência mundial em Arte Abstrata. Arte em movimento.

 

PROGRAMAÇÃO

 

5 a 12 de setembro – Live Visual Music

 

Para comemorar os cem anos do surgimento da animação abstrata através do que ficou conhecido como “Cinema absoluto”, celebrou-se em junho de 2021, a primeira oficina “Punto y Raya”, organizada pelo Instituto Cervantes em sua sede em Varsóvia. Os participantes, garotos com deficiência auditiva do Instituto Głuchoniemych, criaram e executaram ao vivo múltiplas silhuetas utilizando um instrumento visual construído por Gasull e programado em TouchDesigner.

 

Com o objetivo de gerar partituras visuais na mente dos espectadores, o grupo de alunos foi guiado pela artista plástica catalã Aurora Gasull para animar composições em forma e ritmo que se movem e evoluem no tempo: obras silenciosas em que se destaca a linguagem do cinema, a luz em movimento.

 

12 a 19 de setembro – Con ton y son

 

Em outubro de 2022, o Instituto Cervantes de Praga acolheu o workshop de animação abstrata “Muitos metros de filme”, no qual um grupo de crianças em idade escolar, liderado pelos artistas Laura Ginès e Pepon Meneses, realizou um filme coletivo emulando a técnica de animação sem câmara popularizada em meados da década de 1950.

 

Esta técnica teria exigido tiras de celulóide de 35 mm, mas devido ao custo e à complexidade técnica da sua projeção, os artistas optaram por simular o procedimento utilizando tiras de papel. Assim, trabalharam com marcadores, rolos e almofadas como fotogramas, fotografaram os fotogramas, editaram e projetaram, para criar um filme coletivo abstrato, em que jogam com o conceito de pontos e linhas em movimento.

 

19 a 26 de setembro – Gerações e o país do futuro

 

As cidades tunisinas de Tunes e Sousse foram o cenário de dois ateliers coordenados pelo Instituto Cervantes de Tunes com o título “Contra-linha e contraponto”, realizados em novembro de 2023. Alunos do Liceu Pierre Mendès France de Tunes e do Liceu Francês Internacional Mhamed Driss de Sousse foram orientados pelos fundadores da plataforma internacional Punto y Raya, Ana Santos e Nöel Palazzo, para criar duas obras abstratas audiovisuais inspiradas nos mosaicos clássicos que se encontram em alguns museus da Tunísia.

 

Inspirando-se nos mosaicos antigos que se encontram no Museu Nacional do Bardo ou no Museu Arqueológico de El Djem em Tunes; misturando temas da mitologia grega, cenas campestres, caçadas ou paisagens, do século III a.C. ao século V d.C., com jogos de formas, ritmos e composições mais geométricas, Gerações e O país do futuro propõem preciosas narrativas em que a natureza está sempre presente, apesar do alto grau de abstração na imagem.

 

26 de setembro a 3 de outubro – Fantasmagorías abstractas

 

Separadas por mais de quatro séculos, duas tecnologias tão diversas como o ilusionismo teatral e a informática encontram-se num diálogo audiovisual criado por alunos do ensino secundário do Visser’t Hooft Lyceum de Leiden (Países Baixos) sob a direção dos fundadores da plataforma internacional Punto y Raya, dedicada à produção, promoção e educação das artes audiovisuais no seu estado mais puro.

 

Este poderoso filme abstrato – nascido de um workshop realizado em dezembro de 2023 no Instituto Cervantes em Utrecht – foi criado quadro a quadro, desenhando diretamente no tablet utilizando os reflexos produzidos por um cone de quatro lados num ângulo de 45º em relação à superfície do ecrã.

 

O efeito fantasmagórico conhecido como “fantasma de Pepper” (do inglês Pepper’s ghost), que consiste em ver o reflexo da imagem real através da angulação de folhas de acetato e painéis de vidro, é fundido com a tecnologia informática do século XXI para criar um filme evocativo e emotivo, no qual unem-se forma, cor, movimento e som.

 

SERVIÇO

Mostra de cinema online “Abstracción en movimiento”

Data: 5 de setembro a 3 de outubro

Disponível em: https://vimeo.com/institutocervantes

 

Mais informações: belohorizonte.cervantes.es/es/default.shtm

instagram.com/institutocervantesbh/