SENAI promove consultoria de manufatura enxuta para setor alimentício

Através do Programa Brasil Mais Produtivo, empresas são capacitadas com a metodologia Lean Manufacturing, obtendo ganhos de produtividade ou redução no custo de produção

Empresários do setor alimentício do Vale do Aço que buscam melhorias rápidas em seu processo de produção devem se inscrever no Programa Brasil Mais Produtivo, lançado pelo Governo Federal e executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI de Ipatinga.

As melhorias rápidas acontecerão com a utilização de ferramentas de manufatura enxuta customizadas para atendimento aos setores do Programa, com foco na redução de sete tipos de desperdícios mais comuns no processo produtivo: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos.

De acordo com Rafael Nascimento, consultor do SENAI, o Programa é uma resposta rápida para o dilema da baixa produtividade da indústria brasileira, que visa atender três mil empresas industriais de pequeno e médio porte, com objetivo de aumentar em pelo menos 20% a produtividade no setor. “Esse programa vai até julho de 2016 ou quando estiverem inscritas as três mil empresas que serão atendidas pelo Programa. Portanto, as que tiverem interesse em participar devem se inscrever o mais rápido possível. As empresas devem entrar na página do Programa (www.brasilmaisprodutivo.gov.br) e fazer um cadastro com suas informações básicas, detalhando o setor e a localidade em que atuam”, explicou o consultor.

No Vale do Aço, o SENAI está finalizando a consultoria em três empresas pilotos: Padaria do Horto, Premialy e Produtos Plinc, que aprovaram a consultoria. “Gostaria de parabenizar à iniciativa da FIEMG, em parceria com o SENAI, por viabilizar o projeto Brasil Mais Produtivo na região. Finalizamos a consultoria do Lean e já notamos um aumento de 35% da produtividade”, disse Antônio Eugênio, Diretor Técnico da Premialy.

Para a Engenheira de Produção da empresa Produtos Plinc, Cristiane Alves, o resultado já é nítido e positivo “Estamos na fase final do projeto do Lean Manufacturing, e as melhorias já são visíveis, tanto por parte comportamental, através dos treinamentos aplicados, quanto na parte de processos. É clara a redução de desperdícios de produtos. Estamos muito satisfeitos com resultados preliminares”, disse.

Na Padaria do Horto, a percepção não foi diferente: “A consultoria trouxe como um dos principais benefícios a disseminação da cultura de eliminação de desperdício entre os funcionários, além da interação dos mesmos no desenvolvimento do projeto. Cabe ressaltar que, com a aplicação das ferramentas para melhorar eficiência produtiva, reduzimos as horas extras”, contou Daniela Pedrosa, Engenheira de Produção da padaria.

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato no SENAI, pelo telefone 3822-9604, ou acessar o sitewww.brasilmaisprodutivo.gov.br.

unnamed-5

Redação Conteudo Mineiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *