Pop Rock: Mesmo com vendagens de discos em baixa, estilo continua tendo força com a internet

Em entrevista a ‘Coluna Alta Frequência’, Banda Vitrinne (De Belo Horizonte) fala sobre o Pop Rock no Brasil e afirma que mesmo com a força da web, a mídia televisiva ainda tem bastante expressão na divulgação de músicas e álbuns

raio

*Coluna Alta Frequência
Reportagem Especial:
*Roberto Mendes e
Ana Clara
*Com dados cedidos pelo jornalista Felipe José de Jesus

 

Amúsica vem tomando novos rumos no Brasil com a entrada do sertanejo e do funk que vem “dominando” grande parte dos olhares da mídia e da juventude. Todavia, o Pop Rock, estilo sustentado por bandas conhecias dos anos de 1980 como: Paralamas do Sucesso, Titãs, Engenheiros do Hawaii, Biquíni Cavadão e etc tem conseguido manter o seu público não tanto na televisão, mas, massivamente nas Redes Sociais. Com essa nova forma de divulgação gratuita na web e sem o antigo “jabá”, o Pop Rock (que para muitos deixou de existir) vai se mantendo e empolgando novas gerações.

A Banda Vitrinne é uma das novas apostas musicais em Minas Gerais e com praticamente dois anos de existência, o grupo vem colecionando admiradores e importantes parcerias na música. Em entrevista, o grupo formado por: Rodrigo Leal (vocalista); Breno Quaresma (Baixo); Thalles Paula (Guitarra e violão) e Glender Assis (Bateria) fala sobre o cenário do Pop Rock, internet e de como estão trabalhando para divulgar cada vez mais o seu trabalho. No momento eles estão divulgando a turnê 1º de Janeiro. Leia a entrevista ‘ping pong’ realizada com a banda que esteve recentemente no Espaço Multicultural Dona Jandira em  Itatiaia-MG (Povoado de Ouro Branco).

O que inspirou a Banda Vitrinne a tocar Pop Rock, já que comercialmente o estilo está quase esquecido por empresários e produtores no país?

A Banda Vitrinne não encara o estilo Pop Rock como um estilo limitado ao mercado. Na verdade, o que tem acontecido nesse cenário musical, é que surgem cada vez mais bandas que não oferecem nada diferente para o mercado fonográfico, deste jeito, o mercado se torna igualitário aos estilos musicais.

15056498_540549256138560_3866417192471774525_nA Banda Vitrinne durante apresentação no Espaço Multicultural
Dona Jandira.  Com com a ‘grande’ sambista Dona Jandira.
(Foto: Divulgação Banda Vitrinne)

A TV aberta está exibindo uma nova novela chamada Rock Story que falará de artistas que investem no estilo, mercado e fãs. Vocês acham que essa escolha de tema (da emissora) pode ser uma tendência, uma forma de aumentar as vendagens de discos e chamar a atenção das pessoas para o Pop Rock?

Com certeza. A mídia televisiva contribui com boa parte do que é tendência na mídia e pode sim apoiar na vendagem de músicas do estilo, seja digital quanto físico.

Vocês acreditam que a mídia televisiva (TV aberta) ainda influencia as massas, ou a internet tem sido mais forte, por quê?

A mídia televisiva influencia de fato o que o mercado pede.  Porém, a internet tem um poder maior, pois hoje em dia quase todo mundo têm acesso a ela. Com essa ferramenta fica mais fácil de sermos vistos pelos fãs, pois não precisamos esperar um programa nos convidar para aparecermos para o público que nos segue.

Como e onde a banda tem trabalhado a divulgação dos trabalhos: músicas, shows realizados e participações. Existe uma chance de vocês gravarem um disco com mais de 10 músicas, ou vocês pensam em trabalhar com o formato EP, ou apenas singles em rádios? Existe a chance de vocês tocarem com artistas de outros estilos musicais?

A banda trabalha em eventos culturais e usa como meio de divulgação do seu trabalho a internet. No momento estamos trabalhando em um disco com doze faixas e com certeza pode surgir a possibilidade de chamarmos outros artistas de gêneros diferentes para ajudar na produção desse álbum.

Quem hoje ajuda a banda, produção, comunicação e shows? Tem muito espaço para vocês em BH ou mesmo em Minas Gerais para apresentações? O gasto (financeiro) é muito grande? Ou vocês tem tido apoios?

A banda produz todo seu material por conta própria. Temos um assessor de imprensa cuidando da divulgação das agendas e das notícias relacionadas à banda em jornais e sites de notícias e dentro de vários espaços no circuito mineiro. Temos um gasto de certa forma alto, mas tudo é dividido entre a equipe.

Para terminarmos, a banda se classifica mais Pop ou mais Rock? Nossa equipe escutou a música “Me Deixa Te Ensinar” (publicada no Youtube) e ela é mais leve, quase uma balada. Ela será divulgada ou já foi divulgada para a mídia? Quando?

Nós consideramos a Vitrinne como uma banda Pop, porém uma banda bem eclética, tendo suas diversas influencias bem visíveis em várias músicas que tendem a fugir um pouco do estilo. Já divulgamos na mídia o show de abertura da nossa turnê 1º de Janeiro. A apresentação aconteceu em Itatiaia (povoado de Ouro Branco, MG) no espaço multicultural Dona Jandira, que é reconhecido internacionalmente. Em breve apresentaremos para o público novidades como a divulgação geral da canção Me Deixa Te Ensinar que fará parte do nosso disco.

 

raio

*As bandas escolhidas para a coluna são selecionadas pelos trabalhos de relevância na mídia. Todo o material
(release e fotos) sobre os grupos são enviados por suas respectivas
assessorias de imprensa. Informações cedidas a
essa coluna gentilmente pelo j
ornalista:
Felipe José de Jesus:
FENAJ: 15.263-MG
 

Redacao Conteudo Mineiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *