Inscrições para o Wiki Loves Monuments terminam nesta sexta-feira

Até o dia 30 de setembro, fotógrafos amadores e profissionais podem participar do Wiki Loves Monuments, concurso fotográfico internacional, realizado anualmente em setembro e fomentado pela Wikimedia Foundation. Com foco em patrimônio edificado e monumentos históricos, o concurso é dividido em duas fases: nacional e internacional. Na primeira, cada país seleciona dez fotos e submete à etapa internacional. No Brasil, o projeto é organizado pelo Grupo Wiki Educação Brasil. 
 
A primeira edição do concurso Wiki Loves Monuments ocorreu em 2010 como um projeto piloto nos Países Baixos. Em 2011, contou com outros países europeus e foi considerado pelo Livro Guinness dos Recordes como o maior concurso fotográfico do mundo. A edição de 2012, teve a participação de 35 países de vários continentes e o recorde anterior foi superado com a marca de 353.768 fotos recebidas e mais de 15.000 participantes. 
 
Em 2015, os patrimônios vencedores da etapa brasileira foram a Igreja de São Francisco de Assis (MG), Igreja de Nossa Senhora da Guia (PB) e o Elevador Lacerda (BA). “Ano passado, o Brasil esteve pela primeira vez do Wiki Loves Monuments e tivemos uma boa surpresa: foram 4.443 imagens e 411 fotógrafos inscritos. Além da satisfação pelo prêmio, os fotógrafos estão auxiliando a preservar a cultura do nosso país. Todas as fotos ficarão disponíveis no Wikimedia Commons e qualquer pessoa poderá consultar“, explica Rodrigo Padula, coordenador de projetos do Grupo Wiki Educação Brasil.
 
A inscrição é gratuita e o resultado será anunciado em outubro. O prêmio de R$ 6 mil será dividido entre os três primeiros colocados. Para conferir a lista dos patrimônios históricos participantes e outras informações, acesse: http://www.wikimedia.org.br/wlm.
 
Sobre o Grupo Wiki Educação Brasil
Criado em 2015, o grupo é formado por professores, pesquisadores, estudantes e voluntários ligados a projetos da Wikimedia Foundation, dentre eles, a Wikipédia. Atualmente, conta com mais de 20 membros ativos e dezenas de colaboradores, vindos de diversas áreas do conhecimento, que defendem a popularização da ciência e a inclusão digital.

Serviço:
Inscrição gratuita pelo site: 

Wiki Loves Monuments

Redação Conteudo Mineiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *