Greve dos Bancários no Vale do Aço a partir do dia 06

Greve dos Bancários no Vale do Aço a partir do dia 06

Em assembleia realizada na sede do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Ipatinga e Região – Seebi, no dia 1º de setembro, representantes da categoria optaram por iniciar greve a partir de 06 de setembro, conforme orientação nacional. Estiveram presentes empregados dos bancos públicos e privados da região.

Na ocasião, o secretário de imprensa do Seebi, Eustáquio Vieira Santos, conduziu um debate sobre a atitude dos bancos privados, que demonstram falta de interesse em negociar reajustes que contemplem a categoria, bem como sobre as condições de trabalho enfrentadas pela categoria dos bancários.

SÓ A LUTA TE GARANTE
A Campanha Nacional 2016 foi lançada no Vale do Aço no último dia 31 de agosto. Representantes do sindicato e o Grupo de Teatro Gente do Céu fizeram ações lúdicas de conscientização em frente às principais agências bancárias da região, com participação da população. Neste ano o mote “Só a luta te garante” vem para demonstrar aos bancários que somente por meio da união da classe é que será possível alcançar as conquistas e melhorias ansiadas para toda a categoria. A rosa, representada na imagem da campanha, foi escolhida por ser símbolo de diversas lutas históricas pelo mundo.

O presidente do Seebi, José Carlos Bragança explica que “a campanha 2016 chama todos os bancários para o momento atual: reivindicar as melhorias necessárias para que possamos desempenhar bem nossas funções. Além disso, a categoria pretende chamar atenção de toda a população sobre os problemas que serão enfrentados caso o governo ilegítimo, que não conseguiu um voto sequer, consiga passar diversos projetos de lei que só enfraquecem os direitos conquistados ao longo dos anos, por meio das lutas de diversas categorias de trabalhadores, incluindo os bancários”.

Bragança destaca que “os sindicatos estão abertos ao diálogo com as instituições bancárias e que são necessárias mudanças para a categoria, mas que os bancos têm que chegar à mesa de negociação com a seriedade necessária para que se alcance um denominador comum”.

REVINDICAÇÕES
A pauta de reivindicações da Campanha Nacional 2016 tem como pontos centrais o reajuste de 14,78%, valorização do piso salarial no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$3.940,24 em junho), PLR de três salários mais R$8.317,90, defesa do emprego, combate às metas abusivas e ao assédio moral, fim da terceirização, defesa das empresas públicas e contra a perda de direitos.

Redação Conteudo Mineiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *