Do Brasil ao Canadá: youtuber compartilha experiências do intercâmbio

       A youtuber Mafs, que está no Canadá, mostra todos os detalhes da nova rotina,                                                             família e escola no Canal DearDance

 

 Novas experiências, aprendizado, convivência com outras nacionalidades e choques culturais. Essa costuma ser a rotina de quem se aventura em um intercâmbio e, para a youtuber sorocabana Maria Alice Florio, mais conhecida como Mafs, que trocou as escolas de Sorocaba (SP) para o High School no Canadá, não poderia ser diferente.

 Segundo a jovem que embarcou no final de agosto para a cidade de Victória, o intercâmbio possibilita um mergulho em outra cultura. “Aqui é bem diferente. A primeira situação que estranhei foi não poder entrar em casa com tênis”, diverte-se. “Estou aprendendo a ser mais independente; eu mesma cozinho e arrumo minhas próprias coisas”, complementa.

 Em relação aos estudos, Mafs se diz surpresa com a grade curricular e o tamanho de sua nova escola, a Mount Douglas Secondary School. De 16 matérias que eram no Brasil, ela tem somente quatro no Canadá, com duração de uma hora e meia cada, sem contar as aulas extracurriculares, no período da tarde.

 No país também é de costume os professores terem suas salas e, durante a troca de aula, os alunos que vão até eles. As turmas são diferentes em cada disciplina.

 “Todos os dias eu tenho as mesmas matérias. A minha escola é enorme; é quase um quarteirão e tem dois mil alunos, só de colegial. Na troca de aula, temos um intervalo de 11 minutos para chegar às salas; dá pra entender o quanto é longe, né?”, brinca, acrescentando que já fez amizade com outros intercambistas da Alemanha, Itália, México, Peru, Colômbia, Japão e Espanha.

 A prática esportiva é obrigatória

O esporte é bem valorizado. Quem decide fazer o Hight School no Canadá precisa ficar atento a algumas questões. Para validar as notas no Brasil é necessário, por exemplo, fazer aulas de educação física.

 A youtuber conta que, como a partir do primeiro colegial, chamado de Grade10, não existe mais educação física, cada aluno deve escolher uma modalidade esportiva ou optar em fazer academia. Esse semestre, para as meninas, está sendo oferecido natação, remada, vôlei e líder de torcida.

 “A minha escola tem um dos melhores times de vôlei, seniors girls, do Canadá. Aqui é no ritmo de ensino superior; ficam dois técnicos de faculdades anotando seu nome, os erros e acertos. É muita pressão”, ressalta. “Passei por três dias de ‘try out’ para tentar uma vaga no time para os torneios. Os treinos tinham quase quatro horas, mas o importante é que consegui ser selecionada”, comemora.

 Um diário compartilhado nas redes sociais

Fazer intercâmbio sem conhecer os pontos turísticos e as belas paisagens montanhosas do Canadá é um desperdício. Mafs conta que já conseguiu visitar o The Butchart Gardens, a mais famosa atração turística de Victoria, que recebe milhares de visitantes por ano. “Quero explorar mais o país. Pretendo visitar, em breve, as cidades de Vancouver, Whistler e conhecer a Rocky Moutains, que são aquelas cadeias de montanhas, e compartilhar isso com meus seguidores”.

A nova rotina e todas as descobertas estão sendo retratadas por meio de vlogs e vídeos, publicados em seu próprio canal no Youtube, chamado Dear Dance. Para Mafs, a resposta dos seguidores está sendo positiva. “Muita gente tem vindo falar comigo e eu cheguei a quatro mil visualizações no meu perfil no Snapchat, o Maaaafs. As pessoas adoram ver que eu mostro todos os detalhes do que está acontecendo por aqui”, finaliza.

Redação Conteudo Mineiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *