Após imbróglio, Justiça aceita coligação do PSDB ao PMDB em Ipatinga

O juiz eleitoral referendou a decisão do PSDB de Ipatinga de participar da chapa encabeçada por Sebastião Quintão (PMDB) em Ipatinga-MG. O imbróglio foi parar na justiça depois que o agora ex-presidente do partido, o empresário Gustavo de Souza, decidir apoiar outro candidato, o Dr. Eduardo Figueredo do PSB.

Segundo o juiz José Maria Pataro, a decisão tomada por Gustavo de Souza contraria as normas de coligação do partido e determinou a anulação da ata do dia 4 de agosto, dia em que o ex-presidente decidiu apoiar o candidato do PSB. “Ao realizar a reunião no dia 04/08/16, inobservado o fixado na CEN-PSDB n. 003/2016, a comissão provisória municipal do partido realizou sua convenção em inobservância as diretrizes e orientações legitimamente fixadas pelo órgão de direção superior, no tocante à delegação de “amplos poderes” ao presidente da comissão municipal”, afirma um trecho da decisão.

Agora, o presidente da comissão municipal do PSDB é Jésus Nascimento, que concorrerá a vice-prefeito na chapa de Sebastião Quintão. A reportagem do PLOX conversou com o coordenador do PMDB em Ipatinga Paulo Sérgio Julião, o Zinho. Ele falou sobre a importância do PSDB dentro da coligação. “A presença do PSDB na nossa chapa, além de consolidar a vitória, vai ajudar na governança, já que o partido possui forças políticas que podem trazer recursos para Ipatinga”, afirma.

Sebastião Quintão e Jésus Nascimento

Entenda
O PSDB de Ipatinga protocolizou na sexta-feira (5) o apoio à candidatura do advogado e professor universitário Eduardo Figueredo (PSB). Em declaração ao PLOX, o presidente da sigla, Gustavo de Souza, disse que assinou o ato amparado por documento assinado pelos colegas do partido, que lhe dava plenos poderes para decidir a quem dariam o apoio na disputa ao cargo de prefeito.

Mas após a divulgação do registro no Fórum, que documenta o apoio do PSDB à candidatura de Dr. Eduardo, um dos integrantes da comissão partidária postou algumas mensagens de protesto nas redes sociais. Em conversa com o PLOX, Elianderson Lima, disse que não concordava com esse apoio, e que ele e outros colegas defendiam o apoio ao candidato do PMDB, Sebastião Quintão. “Vou defender até o fim essa posição”, disse.

Na segunda-feira (8), ao fazer o registro da chapa de Quintão, o grupo de apoio ao ex-prefeito cita no documento que são eles que tem o apoio do PSDB. Há, portanto, documentos que se contradizem. Um coloca o PSDB como apoiador do candidato Dr. Eduardo (PSB), o outro coloca o PSDB como apoiador do candidato Sebastião Quintão (PMDB).

Redação Conteudo Mineiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *